Relação entre a situação econômico-financeira e a satisfação dos beneficiários das operadoras de planos de saúde brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Lorena Rezende do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16183
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
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Foram analisados os Indicadores da Dimensão da Satisfação do Beneficiário (IDSB) e alguns indicadores econômico-financeiros tradicionais na literatura – Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), Margem Bruta (MB), Liquidez Corrente (LC) e Participação de Capital de Terceiros (CT) –, para o ano de 2014. Para alcançar o objetivo proposto foram realizadas Estatísticas Descritivas e aplicou-se a técnica de Análise Envoltória de Dados – DEA. Os principais resultados mostram que, em média, as OPS tiveram como Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e no seu componente IDSB, os valores 0,7190 e 0,8122, respectivamente. Quanto aos indicadores econômico-financeiros, houve desvio padrão alto para todas as variáveis, e as medias foram 2,47 de LC, -1,65 de ROE, 0,61 de MB e 3,11 de CT. A análise de eficiência constatou que 71 operadoras de planos de saúde podem ser consideradas eficientes na geração de satisfação em seus beneficiários, dada a situação econômico-financeira do período (2014), pois obtiveram índice igual a 1. Observa-se que 65,4% das operadoras obtiveram índices de eficiência no intervalo 0,80 ≤ x ≤ 1. As três operadoras menos eficientes apresentaram índices ≤ 0,20. Foi contatado que as modalidades que OPS que apresentam maior eficiência, são as do segmento exclusivamente odontológico. O índice de eficiência foi comparado ainda com as médias dos indicadores econômico-financeiros e conclui-se que as operadoras que possuem maior satisfação de seus beneficiários, não são as que apresentam melhores situações econômico-financeiras médias, considerando os indicadores escolhidos.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2017-02-22T14:08:43Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LorenaRezendeDoPrado_tcc.pdf: 759341 bytes, checksum: ff825dfffd3218a8d2f6bcc87209e32a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-03-06T20:17:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LorenaRezendeDoPrado_tcc.pdf: 759341 bytes, checksum: ff825dfffd3218a8d2f6bcc87209e32a (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-06T20:17:44Z (GMT). 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