Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Lara Liz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28789
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_1d07d0696045e1da69856cadaf3f48a6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28789
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Freire, Lara LizCosta, Helena AraújoFREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28789Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.A pandemia de COVID-19 afetou a população mundial, o turismo foi um dos setores mais abalados por essa circunstância. Nesse momento, onde as desigualdades foram ampliadas, é fortalecida a necessidade de iniciativas de enfrentamento a problemas sociais como os negócios sociais, que consistem em modelos de organizações que possuem intencionalidade híbrida, ou seja, priorizam causar impacto social e obter lucro simultaneamente. Essa pesquisa trata desses negócios, com o objetivo de mapear os efeitos da crise gerada pela pandemia de COVID-19 sobre a gestão dos negócios sociais no setor do turismo brasileiro e as expectativas para o futuro das empresas. Os principais conceitos empregados foram: turismo de base comunitária, turismo social, turismo sustentável e arranjos produtivos locais A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através de pesquisa bibliográfica, análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os dados indicam que os impactos negativos sobressaíram os impactos positivos. Em conclusão as empresas que já possuíam uma estrutura de planejamento, conseguiram responder melhor aos impactos da pandemia, enquanto as demais empresas tiveram sua sobrevivência mais ameaçada. A expectativa para o futuro é predominantemente de incerteza, entretanto para o pós-pandemia os negócios apostam num aumento da busca pelo turismo sustentável que tem ligação direta com seus modelos de negócios.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-10-03T22:42:14Z No. of bitstreams: 1 2021_LaraLizFreire_tcc.pdf: 1039271 bytes, checksum: e8209ea51b17cc4ab05c8fb47692915d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-05T14:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_LaraLizFreire_tcc.pdf: 1039271 bytes, checksum: e8209ea51b17cc4ab05c8fb47692915d (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-05T14:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_LaraLizFreire_tcc.pdf: 1039271 bytes, checksum: e8209ea51b17cc4ab05c8fb47692915d (MD5)The COVID-19 pandemic affected the entire world, tourism was highly affected by this circumstance. At that moment, the social inequalities are expanding and social intervention initiatives are becoming even more important. It can be exemplified by social business, that consists of association models that have hybrid intentionality, their focus is on both profit and social impact, which are the object of this study. The purpose of this research is to map the effects of the crisis caused by the COVID-19 pandemic on the management of social businesses in the Brazilian tourism sector and the expectations companies' future. The main concepts explored were: community-based tourism, social tourism, sustainable tourism and local productive arrangements. This qualitative research was crossed by bibliographic research, document analysis, semi-structured interviews and content analysis. The outcomes indicate that negative impacts outweighed positive impacts. In conclusion, the companies that already had a planning structure, respond better to the impacts of the pandemic, while the other companies had their survival more risky then others other institutions. The expectations are predominantly uncertain, albeit for the post-pandemic moment, entrepreneurs como to belive on increase in the search for sustainable tourism, that is directly linked to their business models.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismo sustentávelPlanejamento empresarialEmpresas de turismoCovid-19PandemiaNegócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-05T14:05:03Z2021-10-05T14:05:03Z2021-05-20porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28789/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_LaraLizFreire_tcc.pdf2021_LaraLizFreire_tcc.pdfapplication/pdf1039271http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28789/1/2021_LaraLizFreire_tcc.pdfe8209ea51b17cc4ab05c8fb47692915dMD5110483/287892021-10-05 11:05:03.519oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-05T14:05:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
title Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
spellingShingle Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
Freire, Lara Liz
Turismo sustentável
Planejamento empresarial
Empresas de turismo
Covid-19
Pandemia
title_short Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
title_full Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
title_fullStr Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
title_sort Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
author Freire, Lara Liz
author_facet Freire, Lara Liz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Lara Liz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Helena Araújo
contributor_str_mv Costa, Helena Araújo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo sustentável
Planejamento empresarial
Empresas de turismo
Covid-19
Pandemia
topic Turismo sustentável
Planejamento empresarial
Empresas de turismo
Covid-19
Pandemia
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-05T14:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-05T14:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28789
identifier_str_mv FREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28789/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28789/1/2021_LaraLizFreire_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e8209ea51b17cc4ab05c8fb47692915d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908055843143680