Despesa com pessoal : uma análise da despesa com pessoal do DF no período de 2001 a 2017
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22693 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
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Souza, Carlos Alexandre deArraes, Jeremias Pereira da SilvaSOUZA, Carlos Alexandre de. Despesa com pessoal: uma análise da despesa com pessoal do DF no período de 2001 a 2017. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22693Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.Dentre as despesas dos Poderes do Distrito Federal, a despesa com pessoal é a com maior representatividade. Visando o controle dessa despesa surge a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), impondo limites para a despesa com pessoal. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a despesa com pessoal dos Poderes do Distrito Federal, no período de 2001 a 2017. Na análise consta a apresentação da evolução da despesa com pessoal e da receita corrente líquida. Além de averiguar o cumprimento dos limites impostos pela LRF, foram verificadas as atuações dos Tribunais de Contas da União e do Distrito Federal perante sua função de emitir alerta aos órgãos que ultrapassarem 90% do limite permitido pela lei. No período de 2001 a 2017, o Poder Executivo foi o que obteve maior crescimento na sua despesa com pessoal, sendo este o único Poder que ultrapassou limites em todos os quadrimestres analisados de 2011 a 2017. As despesas com pessoal dos poderes estavam mais próximas de atingir o limite máximo em 2017 em comparação com suas situações em exercícios anteriores. O Legislativo adotou limites distintos dos previstos pela LRF durante um determinado período, devido a dificuldade de interpretação da natureza do DF, considerada hibrida, ora enquadrado pelos normativos como Estado ora como Município. Por fim, observou-se que o controle externo, por meio do Tribunal de Contas exerceu suas funções fiscalizatória e informativa, quando da análise da despesa com pessoal e a emissão de limite de alerta aos gestores de todos os Poderes.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-12T12:03:44Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_CarlosAlexandreDeSouza_tcc.pdf: 1713884 bytes, checksum: 7c8243c180a39321effbb5fcb09699f5 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-12T12:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_CarlosAlexandreDeSouza_tcc.pdf: 1713884 bytes, checksum: 7c8243c180a39321effbb5fcb09699f5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-12T12:04:04Z (GMT). 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