Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Marília Alencar da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1679
http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1679
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_264a71615e3fb3e97b5dba934b62a13c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1679
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Fonsêca, Marília Alencar daDias, Osório CarvalhoFONSÊCA, Marília Alencar da. Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1679http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1679Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.As inúmeras mudanças econômicas, políticas, culturais e sociais ocorridas nos últimos anos, que foram impactadas principalmente pela globalização, impactaram a gestão empresarial. Dentre estas mudanças percebem-se as modificações da gestão de pessoas e do comportamento dos funcionários. Este aspecto se agravou no serviço público que perdeu sua credibilidade perante a sociedade nos últimos anos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo testar, empiricamente, a relação entre o bem-estar laboral e o comprometimento organizacional, utilizando como local de estudo o Tribunal de Contas da União, Sede. Cabe ressaltar, que a escolha deste tribunal para a análise, deu-se após as mudanças estratégicas sofridas pelo órgão que, dentre elas, tinha o objetivo de melhorar as condições dos servidores visando aumentar o nível de bem-estar e comprometimento com o TCU. Assim, foi adotada a metodologia de survey ou levantamento, com a aplicação de questionários, caracterizada como um estudo empírico, quantitativo e transversal. Para avaliar o bem-estar, foram utilizadas as dimensões hedônicas e eudaimonicas, isto é, a análise do afeto positivo, afeto negativo e da realização. As bases do comprometimento avaliadas foram do comprometimento afetivo, instrumental e normativo. Para atingir o objetivo do trabalho, foram realizadas, inicialmente, análises sobre o bem-estar e o comprometimento separadamente, com o intuito de compreender essas variáveis. Os resultados obtidos mostram que os servidores do tribunal apresentam um nível de bem-estar satisfatório caracterizado pela predominância do afeto positivo e realização. Inclusive, o baixo índice de afeto negativo encontrado corrobora com o resultado anterior. Quanto ao comprometimento, percebeu-se a existência, no tribunal, das bases: afetiva e normativa, sem, no entanto, a presença significativa do comprometimento instrumental. Com a análise de correlação e regressão múltipla, percebeu-se que existe, sim, uma relação de predição do bem-estar sobre o comprometimento. Contudo, os resultados mostram que esta relação só existe, em relação à dimensão do bem-estar como afeto positivo e a realização sobre o comprometimento afetivo e normativo. O afeto negativo parece não influenciar nenhum fator do comprometimento, bem como, deduz-se que o comprometimento instrumental não sofre influência do bem-estar. O presente trabalho reafirma, assim, o pressuposto teórico de que um maior bem-estar pode causar maior comprometimento afetivo. Destaca-se, ainda, a relação do bem-estar com o comprometimento normativo, que até então é nova na literatura, possibilitando, deste modo, uma ampliação da compreensão e novas pesquisas com este tema.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2011-05-09T12:18:11Z No. of bitstreams: 1 2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf: 917032 bytes, checksum: 0e5e2af350c4148ce63df488c0efdf63 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-05-09T12:18:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf: 917032 bytes, checksum: 0e5e2af350c4148ce63df488c0efdf63 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-09T12:18:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf: 917032 bytes, checksum: 0e5e2af350c4148ce63df488c0efdf63 (MD5)Satisfação no trabalhoComprometimento organizacionalTribunal de Contas da União (TCU)Bem-estar laboral e o comprometimento organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-05-09T12:18:52Z2011-05-09T12:18:52Z2011-05-09T12:18:52Z2011-01-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf2011_MariliaAlencardaFonseca.pdfapplication/pdf917032http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/1/2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf0e5e2af350c4148ce63df488c0efdf63MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20455http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/3/license_text0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21500http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/4/license_rdf4662fdd7568314c5d5372afe1d05051eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1849http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/5/license.txt819a9bafa56e6731454810f1015b4116MD55TEXT2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf.txt2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf.txttext/plain151610http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/6/2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf.txta496631e05a74e9c970d3dab3583c58cMD5610483/16792021-09-26 02:04:09.712oai:bdm.unb.br:10483/1679TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEx1YW5uYSBNYWlhIChsdWFubmFAYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAxMS0wNS0wOVQxMjoxODoxMVogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiByZXBvc2l0b3Jpb0BiY2UudW5iLmJyIG91IDMzMDctMjQxMS4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-26T05:04:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
title Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
spellingShingle Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
Fonsêca, Marília Alencar da
Satisfação no trabalho
Comprometimento organizacional
Tribunal de Contas da União (TCU)
title_short Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
title_full Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
title_fullStr Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
title_full_unstemmed Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
title_sort Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional
author Fonsêca, Marília Alencar da
author_facet Fonsêca, Marília Alencar da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca, Marília Alencar da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Osório Carvalho
contributor_str_mv Dias, Osório Carvalho
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Comprometimento organizacional
Tribunal de Contas da União (TCU)
topic Satisfação no trabalho
Comprometimento organizacional
Tribunal de Contas da União (TCU)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-09T12:18:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-09T12:18:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-09T12:18:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSÊCA, Marília Alencar da. Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1679
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1679
identifier_str_mv FONSÊCA, Marília Alencar da. Bem-estar laboral e o comprometimento organizacional. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1679
http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/1/2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1679/6/2011_MariliaAlencardaFonseca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e5e2af350c4148ce63df488c0efdf63
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
0cf452c7e3deb793be152f6274dcd5a8
4662fdd7568314c5d5372afe1d05051e
819a9bafa56e6731454810f1015b4116
a496631e05a74e9c970d3dab3583c58c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492875332026368