Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Júlia Mundim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26658
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
id UNB-2_2987f1f260b40b01d3400794fad59a3b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26658
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pena, Júlia MundimSouza, Luciano Mendes dePENA, Júlia Mundim. Experiências em multidimensões: comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26658Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.O percurso desta monografia teve início nas origens da usabilidade, hedonismo e interatividade, encontrados em grande parte dos estudos atuais sobre o design da experiência do usuário. Passando pelas pesquisas que revelaram a expansão e disseminação desses campos do saber, descrevendo a influência deles na formação das sociedades modernas, no crescimento do consumo, nas experiências de compra e, somente mais tarde, na experiência virtual, foi possível traçar uma linha temporal que culminou no surgimento do UX Design. As múltiplas dimensões e disciplinas formadoras do campo comprovaram que é impossível conhecê-lo investigando apenas a última década, na qual ele se consolidou. Havendo reconhecido que a avaliação empírica da experiência se tornou o cerne do design centrado no usuário e, por isso, os métodos se multiplicam ano após ano, foram delineadas e debatidas as possíveis razões para este fenômeno, a importância da dicotomia hedonismo e usabilidade neste contexto, além das tendências, forças e fraquezas das avaliações praticadas hoje por profissionais. Ao final, abriu-se uma discussão sobre as transformações tecnológicas que impactam diretamente no futuro do design e avaliação da experiência do usuário. Sugeriu-se também, com base em diversos autores, que as novas tecnologias de interação possibilitem a descoberta de dimensões do UX Design ainda inexploradas, além de que a interação social e, consequentemente, o campo da comunicação, cumprem papéis essenciais nesse momento de investigação.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-04T17:38:38Z No. of bitstreams: 1 2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf: 738088 bytes, checksum: 8f667006abd1609b19441db7b75fcf97 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-08T14:16:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf: 738088 bytes, checksum: 8f667006abd1609b19441db7b75fcf97 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T14:16:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf: 738088 bytes, checksum: 8f667006abd1609b19441db7b75fcf97 (MD5)The path of this present research began in the origins of usability, hedonism and interactivity, found in most of the current user experience design studies. Going through academic investigations that revealed the expansion and dissemination of these fields of knowledge, describing their influence on the formation of modern societies, consumption growth, shopping experiences and, only later, on virtual experiences, it was possible to delineate a timeline that culminated in the emergence of UX Design. The formative multiple dimensions and subjects of the field proved the impossibility of knowing it investigating solely the last decade, in which it was consolidated. Having recognized that experience empiric evaluation have become the core of use-centered design and, therefore, methods are multiplied year after year, possible reasons for this phenomenon were outlined and debated; as well as the importance of the hedonism and usability dichotomy in this context, and the tendencies, strengths and weaknesses of current evaluation methods of the industry and academy. At the end, a discussion about future technological transformations that will impact directly on user experience design and evaluation was opened. It was also suggested, based on several authors, that new interaction technologies may enable the discovery of unexplored UX dimensions, besides that social interaction and, consequently, communication studies play important rules in this investigation moment.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessUsabilidadeInteratividade (Internet)DesignHedonismoExperiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-08T14:16:21Z2021-02-08T14:16:21Z2019-11-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26658/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf2019_JuliaMundimPena_tcc.pdfapplication/pdf738088http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26658/1/2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf8f667006abd1609b19441db7b75fcf97MD5110483/266582021-02-08 12:16:21.285oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-08T14:16:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
title Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
spellingShingle Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
Pena, Júlia Mundim
Usabilidade
Interatividade (Internet)
Design
Hedonismo
title_short Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
title_full Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
title_fullStr Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
title_full_unstemmed Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
title_sort Experiências em multidimensões : comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design
author Pena, Júlia Mundim
author_facet Pena, Júlia Mundim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Júlia Mundim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Luciano Mendes de
contributor_str_mv Souza, Luciano Mendes de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Usabilidade
Interatividade (Internet)
Design
Hedonismo
topic Usabilidade
Interatividade (Internet)
Design
Hedonismo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-08T14:16:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T14:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PENA, Júlia Mundim. Experiências em multidimensões: comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26658
identifier_str_mv PENA, Júlia Mundim. Experiências em multidimensões: comunicação, hedonismo, usabilidade e iteratividade no UX Design. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26658/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26658/1/2019_JuliaMundimPena_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
8f667006abd1609b19441db7b75fcf97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493137291476992