Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dayane Valéria de Sousa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cavalcante, Elaine Cristina Bezerra
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10719
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015.
id UNB-2_2a0ddb4eb6c368a8185a1fc0589d36db
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10719
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Carvalho, Dayane Valéria de SousaCavalcante, Elaine Cristina BezerraMendes, Felipe Augusto dos SantosMacedo, Osmair Gomes deCARVALHO, Dayane Valéria de Sousa; CAVALCANTE, Elaine Cristina Bezerra. Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia: relato de casos. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/10719Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015.Introdução: Existem diferentes doenças que podem causar alterações neurológicas e que têm como características o distúrbio da postura e do movimento. Novas técnicas têm surgido na intenção de se obter resultados cada vez mais significativos no processo de reabilitação. Dentre elas, nota-se um crescimento na utilização de jogos eletrônicos. O objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade do uso de um jogo virtual como uma ferramenta na avaliação de desempenho do lado não envolvido de pessoas adultas com Paralisia Cerebral hemiparéticas. Metodologia: Foram selecionados três adultos jovens do sexo feminino: um com PC e espasticidade leve (PCL); um com PC e espasticidade moderada e atetose (PCM); e um como controle (CRTL). Cada indivíduo realizou 40 jogadas. Em seguida, foram realizadas comparações entre os voluntários. Resultados: Na comparação entre os voluntários, a média de acertos apresentada pelo PCL foi maior que a média de acertos apresentada pelo PCM. Comparando-se os indivíduos com PCM e o CRTL, nota-se que a média de acertos do CRTL foi maior. Na comparação entre o indivíduo com PCL e o CRTL a quantidade de acertos foi semelhante.Discussão: A curva de desempenho na paralisia cerebral pode apresentar comportamentos diferentes quando se comparam hemiparéticos com diferentes níveis de gravidade da lesão. Considerações Finais:O jogo utilizado tem potencial para ser usado como ferramenta de avaliação do desempenho do lado não envolvido de pessoas com paralisia cerebral hemiparéticas.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-27T18:21:49Z No. of bitstreams: 0Rejected by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: on 2015-07-27T18:27:34Z (GMT)Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-27T19:07:26Z No. of bitstreams: 1 2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdf: 372596 bytes, checksum: a086e79dd3d23a562cad14fea23441d9 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-27T19:53:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdf: 372596 bytes, checksum: a086e79dd3d23a562cad14fea23441d9 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-27T19:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdf: 372596 bytes, checksum: a086e79dd3d23a562cad14fea23441d9 (MD5)Introduction: The Cerebral Palsy (PC) is a high incidence disease that causes disturbances in posture and movement. New techniques have emerged with the purpose of obtaining more meaningful results in the process of rehabilitation. Among them, it´snoted a growth in the use of electronic games. The aim of this study was to verify the use of a virtual game as a tool to evaluate the performance of people with PC and hemiparesis. Methodology: There were selected three female young adults; one with PC and milds pasticity (PCL); one with PC and moderated spasticity and athetosis (PCM); and one as control (CRTL). Each individual played 40 moves. Next, comparisons among the volunteers were carried out. Results: Comparing the volunteers, the average of hits presented by PCL was higher than the mean presented by PCM. When the individuals with PCM and CRTL are compared, the average of hits of CRTL was higher than that of PCM. There was no meaningful statistical difference in the comparison between the individual with PCL and CRTL. Discussion: The curve of performance in cerebral paralysis can present different behaviors when people with hemiparesis with different levels of severity of injury are compared. Final Considerations: The game used has potential to be used as an evaluation tool of the performance of people with cerebral palsy and hemiparesis.HemiparesiaParalisia cerebral hemiparéticaJogos eletrônicosJogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casosVirtual games as a tool in assessing the performance of people with hemiparesis : case reportsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-27T19:53:09Z2015-07-27T19:53:09Z2015-07-27T19:53:09Z2015-06-23info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdf2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdfapplication/pdf372596http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/1/2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdfa086e79dd3d23a562cad14fea23441d9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/2/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/5/license.txt19145c86be057de98388bcc68ab39fbaMD5510483/107192018-09-13 12:17:01.96oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-09-13T15:17:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual games as a tool in assessing the performance of people with hemiparesis : case reports
title Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
spellingShingle Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
Carvalho, Dayane Valéria de Sousa
Hemiparesia
Paralisia cerebral hemiparética
Jogos eletrônicos
title_short Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
title_full Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
title_fullStr Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
title_full_unstemmed Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
title_sort Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia : relato de casos
author Carvalho, Dayane Valéria de Sousa
author_facet Carvalho, Dayane Valéria de Sousa
Cavalcante, Elaine Cristina Bezerra
author_role author
author2 Cavalcante, Elaine Cristina Bezerra
author2_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Mendes, Felipe Augusto dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dayane Valéria de Sousa
Cavalcante, Elaine Cristina Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, Osmair Gomes de
contributor_str_mv Macedo, Osmair Gomes de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Hemiparesia
Paralisia cerebral hemiparética
Jogos eletrônicos
topic Hemiparesia
Paralisia cerebral hemiparética
Jogos eletrônicos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-27T19:53:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-27T19:53:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-27T19:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Dayane Valéria de Sousa; CAVALCANTE, Elaine Cristina Bezerra. Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia: relato de casos. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10719
identifier_str_mv CARVALHO, Dayane Valéria de Sousa; CAVALCANTE, Elaine Cristina Bezerra. Jogos virtuais como ferramenta na avaliação de desempenho de pessoas com hemiparesia: relato de casos. 2015. 37 f. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/1/2015_DayaneValeriadeSousaCarvalho_ElaineCristinaBezerraCavalcante.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/2/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/4/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10719/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a086e79dd3d23a562cad14fea23441d9
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
19145c86be057de98388bcc68ab39fba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492966937722880