Impacto do custo de estradas na concessão florestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ares Meinen, Ádila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28832
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
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spelling Ares Meinen, ÁdilaCardoso, Rodrigo MontezanoSouza, Álvaro Nogueira deARES MEINEN, Ádila. Impacto do custo de estradas na concessão florestal. 2021. ix, 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28832Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.As florestas públicas foram regulamentadas por meio da Lei 11.284/2006, denominada Lei de Gestão de Florestas Públicas, que dispõe sobre concessão florestal e conduz ao manejo florestal sustentável. As atividades exercidas na concessão apresentam elevados custos, sendo um deles o custo de estradas florestais. Neste contexto, este trabalho apresentou como objetivo calcular o impacto do custo com estradas florestais nas despesas de uma concessão florestal, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, estado do Pará. Foram utilizados dados financeiros da empresa concessionária para a projeção do fluxo de caixa em 40 anos, aplicando métodos de análise de investimento e de risco. A análise abordou dois cenários, sendo o primeiro em que o fluxo de caixa inclui custos de abertura e manutenção de estradas e o segundo inclui apenas a manutenção de estradas. Por meio do Valor Presente Líquido (VPL) anualizado resultante para cada situação, foi demonstrado como os custos com estradas intervêm no fluxo de caixa da empresa. O VPL anualizado quando a empresa é responsável por abertura e manutenção de estradas é de R$ 1.598.377,58, e quando a empresa é responsável apenas pela manutenção o VPL anualizado é de R$ 1.755.877,58. Observou-se que, o fluxo de caixa torna-se mais atrativo quando os custos são reduzidos, sendo isso possível no cenário em que apenas a manutenção está sob responsabilidade da empresa concessionária da unidade de manejo florestal.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2021-10-01T13:03:17Z No. of bitstreams: 1 2021_AdilaAresMeinen_tcc.pdf: 616963 bytes, checksum: 224b6d98bbf4f948029888f0dcdc818f (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-10-07T17:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_AdilaAresMeinen_tcc.pdf: 616963 bytes, checksum: 224b6d98bbf4f948029888f0dcdc818f (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-07T17:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_AdilaAresMeinen_tcc.pdf: 616963 bytes, checksum: 224b6d98bbf4f948029888f0dcdc818f (MD5)Public forests in Brazil were regulated by Law 11284/2006, “Law for the Management of Public Forests”, which rules forest concessions and leads to sustainable forest management. Concession activities yield high costs, one of which is the cost of forest roads. Within such context, this data review strives to calculate the impact of costs with forest roads on the expenses of a forest concession located in the Caxiuanã National Forest, located in the state of Pará. Financial data from the concession company were used to project the cash flow for 40 years through investment and risk analysis methods. The analysis considered two scenarios: for the first, the cash flow included costs to open and maintain roads; and for the second, the cash flow only had maintenance costs. Using the Annualized current net value (ANVP) resulting from each situation, a demonstration was made on how the costs with roads intervene in the company’s cash flow. The ANVP is R$ 1.598.377,58 when the company is responsible for opening and maintaining the roads, and R$ 1.755.877,58 when the company is responsible for maintaining them. It was observed that the cash flow becomes more attractive when the costs are reduced, and this is possible in the scenario in which only road maintenance is under the responsibility of the forest management unit concessionaire.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. 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