Impacto do superávit primário nos gastos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adriana Hemsing
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1631
http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.1631
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
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spelling Lima, Adriana HemsingMota, Francisco Glauber LimaLIMA, Adriana Hemsing. Impacto do superávit primário nos gastos sociais. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1631http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.1631Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.O presente trabalho tem por escopo o estudo do gasto social e superávit primário nos últimos 9 (nove) anos e se utilizou das técnicas da pesquisa documental para o trabalho de abordagem dos dados. Apesar de a pesquisa documental ser considerada como pesquisa qualitativa, a pesquisa efetuada foi marcada principalmente pelas características da pesquisa quantitativa, pois a coleta de dados se baseou em dados oficiais publicados pelo Governo, permitindo uma análise quantitativa, e objetiva demonstrar se houve redução do gasto social em cumprimento à meta de superávit primário. O aumento da carga tributária foi justificado pela necessidade de aumento das contribuições sociais, mas o repasse da arrecadação não ocorreu em sua totalidade devido à possibilidade de aplicação da DRU, que tem sido utilizada como auxílio à formação do superávit primário, à despesa financeira, principalmente juros e encargos, e ao atendimento de despesas obrigatórias. A formação do superávit primário tem por objetivo o atingimento do chamado déficit nominal zero o quanto antes possível, e tem sido utilizado como principal instrumento da política fiscal. Há uma demanda crescente de necessidades sociais, porém algumas políticas sociais obtiveram elevação de seus gastos, acompanhando o crescimento do PIB, em compensação, os gastos com saúde e educação não obtiveram a mesma trajetória de crescimento, o que reflete em serviços com menor qualidade do que a esperada pela sociedade. Caso o recurso destinado a formação do superávit primário pudesse ser repassado aos gastos sociais e ao investimento em infra-estrutura, certamente, teríamos um volume expressivo para atendimento das necessidades sociais e uma maior qualidade de vida. Diante do exposto, chegamos à conclusão de que o gasto social foi afetado pela perseguição do superávit primário refletindo em menor repasse de recursos, principalmente, aos serviços de saúde e educação devido à utilização da DRU.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2011-03-29T12:52:14Z No. of bitstreams: 1 2009_AdrianaHemsingLima.pdf: 559860 bytes, checksum: ba9dc3319db84370612f6274ee198264 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-29T12:53:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_AdrianaHemsingLima.pdf: 559860 bytes, checksum: ba9dc3319db84370612f6274ee198264 (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-29T12:53:18Z (GMT). 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