Em torno da literatura engajada : Sartre e o debate estético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4033 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2012. |
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Moreira, Mayara FrancaRufinoni, Priscila RossinettiMOREIRA, Mayara Franca. Em torno da literatura engajada: Sartre e o debate estético. 2012. 61 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4033Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2012.Tal pesquisa de monografia buscou pensar a literatura engajada com todas as distintas perspectivas que Sartre, Adorno e Lukács engendraram baseando-se em suas filosofias estéticas e políticas. Sartre, que era filósofo e escritor, pensou a literatura a partir de dentro, mas também fundamentou três perguntas centrais sobre a mesma: O que é escrever? Por que escrever? Para quem se escreve? Para ele, o ato de escrever e, escolher ser escritor como projeto de vida é um engajar-se autêntico e originário. Já para Adorno o engajamento é fundamentado sobre a forma, pois a partir do momento que o texto pode se desdobrar em uma linguagem autocrítica e didática, onde não precisa haver significados nem fazer sentido, não importando o seu conteúdo, mas a experiência vivida pelos personagens e pelos espectadores é o que torna a literatura engajada, pois ela é livre e autônoma para se exercer plenamente. Entretanto, segundo Lukács, a literatura é engajada quando está relacionada com o povo, com a luta de classes, com a vida coletiva na cidade, ou seja, com a política, defendendo assim um caráter popular de arte que se relaciona com a história dessa sociedade e também com uma teoria marxista da literatura. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present paper tried to think the engaged literature in all of its different perspectives that Sartre, Adorno and Lukács have built based on their political and aesthetical philosophies. Sartre, who was a philosopher and a writer, thought literature from the inside, but he also based his thinking on three main questions about it: What is writing?; Why write?; Whom are you writing for? To Sartre, the act of writing and choosing to be a writer as a life project is an authentic and originary engagement. To Adorno the engagement has its fundaments on the form, for from the moment the text can unfold itself in self-criticism and didacticism, where no meaning is necessary and it doesn't have to make sense, no matter its content, but only the experience lived by the characters and the spectators is what makes the literature engaged, for it is free and autonomous. However, according to Lukács, the literature is engaged when it is connected to the people, to the classes fight and the collective life in the city, this way defending a popular character to the art that relates to the history of that society, and also a Marxist theory of literature.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-10-31T13:54:10Z No. of bitstreams: 1 2012_MayaraFrancaMoreira.pdf: 422252 bytes, checksum: c81ebdb0e009a67f8f8cf4748193a76a (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-11-05T10:34:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_MayaraFrancaMoreira.pdf: 422252 bytes, checksum: c81ebdb0e009a67f8f8cf4748193a76a (MD5)Made available in DSpace on 2012-11-05T10:34:25Z (GMT). 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