Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6444 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
id |
UNB-2_2fbd45f1a72b40e2d783a6c374f687c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6444 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Angelo, Katherine Ester MoreiraGuazina, Liziane SoaresANGELO, Katherine Ester Moreira. Diagnóstico de comunicação: uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília. 2013. xii, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6444Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.No momento em que as organizações precisam tomar decisões e definir estratégias de modo cada vez mais dinâmico e instantâneo, o planejador da Comunicação precisa analisar cenários e propor estratégicas eficientes de Comunicação em menos tempo. Com isso, o diagnóstico, etapa fundamental do processo de planejar, pode ficar defasado e ter sua importância diminuída. Este trabalho busca entender como o processo de diagnóstico de comunicação tem sido abordado por autores conhecidos da área de planejamento em Comunicação e como as abordagens da literatura acadêmica tem sido ou não incorporadas às práticas do mercado de Brasília. A partir de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores da Faculdade de Comunicação da UNB e profissionais do mercado de Brasília, levantamos os principais autores e abordagens sobre planejamento além das principais formas de realização do diagnóstico. Por fim, a partir de nossos resultados, indicamos possíveis novas abordagens para o tema. __________________________________________________________________________ ABSTRACTNowadays, when organizations need to make decisions and set strategies in an increasingly dynamic context, a communications planner needs to analyze different scenarios and to propose efficient communication’s strategies in a short period of time. In this new reality diagnosis, a key step of the planning process, may lag and have diminished its importance. This work tries to understand how the diagnostic process of communication has been discussed by well-known authors, and if the approaches of the academic literature have been or have been not incorporated to the market practices in Brasilia as well. From literature reviews and interviews with faculty from the College of Communication at UNB and professionals of Brasilia, the main authors and planning approaches have been raised, just like the main forms of diagnosis. In the end, we indicate possible new approaches to the subject.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-10-29T21:46:59Z No. of bitstreams: 1 2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf: 1267568 bytes, checksum: 8ffc3c5081607d222ebf8d9e265b23b6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-10-30T10:48:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf: 1267568 bytes, checksum: 8ffc3c5081607d222ebf8d9e265b23b6 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-30T10:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf: 1267568 bytes, checksum: 8ffc3c5081607d222ebf8d9e265b23b6 (MD5)Comunicação nas organizaçõesComunicação empresarial - planejamentoAgências de propagandaDiagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-10-30T10:48:07Z2013-10-30T10:48:07Z2013-10-30T10:48:07Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdfapplication/pdf1267568http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/1/2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf8ffc3c5081607d222ebf8d9e265b23b6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/5/license.txt86303d6337fb377ef91c3c9473731729MD5510483/64442013-10-30 08:48:07.043oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-10-30T10:48:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
title |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
spellingShingle |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília Angelo, Katherine Ester Moreira Comunicação nas organizações Comunicação empresarial - planejamento Agências de propaganda |
title_short |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
title_full |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
title_fullStr |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
title_sort |
Diagnóstico de comunicação : uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília |
author |
Angelo, Katherine Ester Moreira |
author_facet |
Angelo, Katherine Ester Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Katherine Ester Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guazina, Liziane Soares |
contributor_str_mv |
Guazina, Liziane Soares |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Comunicação nas organizações Comunicação empresarial - planejamento Agências de propaganda |
topic |
Comunicação nas organizações Comunicação empresarial - planejamento Agências de propaganda |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-30T10:48:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-30T10:48:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-30T10:48:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANGELO, Katherine Ester Moreira. Diagnóstico de comunicação: uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília. 2013. xii, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6444 |
identifier_str_mv |
ANGELO, Katherine Ester Moreira. Diagnóstico de comunicação: uma análise dos principais métodos utilizados em grandes agências de comunicação e publicidade de Brasília. 2013. xii, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/1/2013_KatherineEsterMoreiraAngelo.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6444/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ffc3c5081607d222ebf8d9e265b23b6 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d 86303d6337fb377ef91c3c9473731729 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907796117159936 |