A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Edvagner Maciel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4866
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
id UNB-2_30a4efcc124b6af27711abfca8f16c45
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4866
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Moraes, Edvagner MacielRecôva, Simone LacorteMORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4866Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.Este artigo traz um relato de experiência de um projeto musical de formação de plateia, aplicado aos alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral em Cruzeiro do Sul, Acre. Por meio da prática de percussão corporal durante as oficinas, percebeu-se que os alunos desenvolveram suas habilidades musicais, utilizando a improvisação de maneira constante para aperfeiçoar suas execuções. Dessa forma, surgiu a necessidade de trabalhar esse tema, com intuito de investigar a importância do corpo no fazer musical, com ênfase na improvisação corporal rítmica. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo é analisar as atividades musicais rítmicas de percussão e improvisação corporal desenvolvidas durante o projeto e suas contribuições para a ampliação da escuta musical ativa dos alunos. O método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa-ação, com questionários diagnósticos e avaliativos das atividades de oficinas e recital didático. E como resultados, foi possível observar o grande envolvimento dos alunos com as atividades que foram propostas, onde puderam desenvolver a criatividade musical por meio da improvisação e da composição. Que os professores precisam compreender e conhecer a relação existente entre o movimento corporal e a improvisação e criar situações em que os alunos possam explorar as possibilidades de sons com o corpo. E por fim, que as práticas musicorporais são fundamentais para o aprimoramento de uma escuta consciente, uma vez que elas estimulam a percepção e a criatividade do aluno.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-04-13T01:01:27Z No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-04-18T21:08:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-18T21:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Oficina de músicaMúsica - análise, apreciaçãoMovimento corporalImprovisação (Dança)A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-04-18T21:08:49Z2013-04-18T21:08:49Z2013-04-18T21:08:49Z2012-12-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf2012_EdvagnerMacielMoraes.pdfapplication/pdf227424http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/1/2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/2/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/4/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/5/license.txt8cbd3d8c082f6c94eece612b81953b67MD5510483/48662015-04-01 09:18:37.471oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-04-01T12:18:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
title A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
spellingShingle A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
Moraes, Edvagner Maciel
Oficina de música
Música - análise, apreciação
Movimento corporal
Improvisação (Dança)
title_short A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
title_full A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
title_fullStr A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
title_full_unstemmed A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
title_sort A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
author Moraes, Edvagner Maciel
author_facet Moraes, Edvagner Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Edvagner Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Recôva, Simone Lacorte
contributor_str_mv Recôva, Simone Lacorte
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Oficina de música
Música - análise, apreciação
Movimento corporal
Improvisação (Dança)
topic Oficina de música
Música - análise, apreciação
Movimento corporal
Improvisação (Dança)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-18T21:08:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-18T21:08:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-18T21:08:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4866
identifier_str_mv MORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/1/2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/2/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/4/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
8cbd3d8c082f6c94eece612b81953b67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492907043061760