A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4866 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
id |
UNB-2_30a4efcc124b6af27711abfca8f16c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4866 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Moraes, Edvagner MacielRecôva, Simone LacorteMORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4866Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.Este artigo traz um relato de experiência de um projeto musical de formação de plateia, aplicado aos alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral em Cruzeiro do Sul, Acre. Por meio da prática de percussão corporal durante as oficinas, percebeu-se que os alunos desenvolveram suas habilidades musicais, utilizando a improvisação de maneira constante para aperfeiçoar suas execuções. Dessa forma, surgiu a necessidade de trabalhar esse tema, com intuito de investigar a importância do corpo no fazer musical, com ênfase na improvisação corporal rítmica. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo é analisar as atividades musicais rítmicas de percussão e improvisação corporal desenvolvidas durante o projeto e suas contribuições para a ampliação da escuta musical ativa dos alunos. O método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa-ação, com questionários diagnósticos e avaliativos das atividades de oficinas e recital didático. E como resultados, foi possível observar o grande envolvimento dos alunos com as atividades que foram propostas, onde puderam desenvolver a criatividade musical por meio da improvisação e da composição. Que os professores precisam compreender e conhecer a relação existente entre o movimento corporal e a improvisação e criar situações em que os alunos possam explorar as possibilidades de sons com o corpo. E por fim, que as práticas musicorporais são fundamentais para o aprimoramento de uma escuta consciente, uma vez que elas estimulam a percepção e a criatividade do aluno.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-04-13T01:01:27Z No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-04-18T21:08:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-18T21:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf: 227424 bytes, checksum: 7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 (MD5)Oficina de músicaMúsica - análise, apreciaçãoMovimento corporalImprovisação (Dança)A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-04-18T21:08:49Z2013-04-18T21:08:49Z2013-04-18T21:08:49Z2012-12-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf2012_EdvagnerMacielMoraes.pdfapplication/pdf227424http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/1/2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/2/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/4/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/5/license.txt8cbd3d8c082f6c94eece612b81953b67MD5510483/48662015-04-01 09:18:37.471oai:bdm.unb.br:10483/4866TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTA0LTEzVDAxOjAxOjI3WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IGJkbUBiY2UudW5iLmJyIG91IDMxMDctMjY4Ny4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZQpyZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UKZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbQpmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLgoKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZQpkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhCnRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqQpwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvcyBkaXJlaXRvcwpyZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUKdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UKY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvCnBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIHF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUKY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdQphY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1IChzKSBub21lIChzKQpjb21vIG8gKHMpIGF1dG9yIChlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvCmVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yCmVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-04-01T12:18:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
title |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
spellingShingle |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre Moraes, Edvagner Maciel Oficina de música Música - análise, apreciação Movimento corporal Improvisação (Dança) |
title_short |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
title_full |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
title_fullStr |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
title_full_unstemmed |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
title_sort |
A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
author |
Moraes, Edvagner Maciel |
author_facet |
Moraes, Edvagner Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Edvagner Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Recôva, Simone Lacorte |
contributor_str_mv |
Recôva, Simone Lacorte |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Oficina de música Música - análise, apreciação Movimento corporal Improvisação (Dança) |
topic |
Oficina de música Música - análise, apreciação Movimento corporal Improvisação (Dança) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-18T21:08:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-18T21:08:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-18T21:08:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4866 |
identifier_str_mv |
MORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/1/2012_EdvagnerMacielMoraes.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/2/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/4/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4866/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c749d4cfccd6f276d0f4702162b8d99 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 8cbd3d8c082f6c94eece612b81953b67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492907043061760 |