Comportamento de consumidores de produtos de luxo : valores pessoais e atributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Fernando Correia de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1190
http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1190
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
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spelling Moura, Fernando Correia deAlbuquerque, Pedro Henrique MeloMOURA, Fernando Correia de. Comportamento de consumidores de produtos de luxo: valores pessoais e atributos. 2010. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1190http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1190Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.O mercado brasileiro de luxo tem despertado interesse nos grandes conglomerados econômicos mundiais deste segmento, pelo seu crescimento e potencial de consumo. Brasília representa um dos cenários mais favoráveis e propícios para um maior desenvolvimento desse setor no Brasil. O objetivo geral deste trabalho foi de relacionar os Valores Pessoais dos consumidores à maneira em que eles priorizam e percebem os diferentes atributos e significados do produto de luxo. Para atingir este objetivo, primeiramente foi realizada uma revisão teórica do estado da arte no que se refere a mercado de luxo nos dias de hoje e sua importância, uma definição clara do construto de luxo e o comportamento do consumidor destes bens, bem como dos estudos sobre Valores Pessoais. Posteriormente foi analisada a relação entre valores pessoais e consumo. Para realizar a pesquisa em campo foi utilizada uma escala de Valores Pessoais PVQ e instrumentos desenvolvidos para mensurar a priorização de atributos de produtos ou serviços de luxo. Diante dos resultados encontrados na análise dos dados, foi possível chegar à um parâmetro de resolução do objetivo inicial, relacionando os valores pessoais e os atributos, com níveis de significância estatística robustos. A relação entre valores pessoais e atributos de luxo, bem como a diferenciação da priorização destes entre os gêneros, tópicos estes confirmados através da pesquisa empírica deste trabalho, podem ser uma forma de conseguir segmentar o mercado, direcionando de forma mais efetiva os esforços de marketing e adicionando valor a produtos e serviços deste setor, ou de posicionamentos de produtos e serviços com alto valor agregado.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-10-29T15:54:19Z No. of bitstreams: 1 2010_FernandoCorreiaMoura.pdf: 866125 bytes, checksum: 585c0da7e1b0d31ff717690eda4c91ae (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-03T11:42:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_FernandoCorreiaMoura.pdf: 866125 bytes, checksum: 585c0da7e1b0d31ff717690eda4c91ae (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-03T11:42:22Z (GMT). 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