O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/947 http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.947 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
id |
UNB-2_31b318baecfd74923194326ec052d46d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/947 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Fábio Marques Brito daKafure Muñoz, IvetteSILVA, Fábio Marques Brito da. O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/947http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.947Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.O design emocional da informação tornou-se uma preocupação para as ciências que lidam com a organização do conhecimento registrado e com a recuperação da informação, devido à importância das emoções, que sensibilizam os usuários de produtos informacionais, tornando-os receptivos ou não receptivos e influenciando-os na hora da busca. Os catálogos públicos de acesso em linha (OPACs) de bibliotecas, como um desses produtos, normalmente não levam em consideração o design emocional para o desenvolvimento da aparência de suas interfaces, sendo utilizados designs direcionados apenas com a parte funcional. Tendo em vista essa situação, o presente trabalho procurou analisar a interface do OPAC da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) levando em consideração os princípios do design emocional, o nível de satisfação dos usuários em relação ao catálogo e apresentar sugestões que podem ser aplicadas à interface para enriquecer a sua interação emocional, por meio de modificações. Os dados foram coletados em testes e pré-testes, depois dos usuários verem a interface do OPAC e relatarem suas emoções diante dela. Posteriormente, foram analisados, descritos e alguns transformados em recomendações aplicadas a protótipos em papel da interface do OPAC, encontrados no final do trabalho. Confirmou-se que diante da versão final do protótipo em papel da interface modificado, os estados afetivos dos usuários ficaram melhores, do que diante da interface original do catálogo. Na interface original ficaram, em geral, neutros e diante do protótipo em papel após as modificações, positivos.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-03-15T16:42:44Z No. of bitstreams: 1 2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf: 2008771 bytes, checksum: 3e9e6f325813a9d0e34680c295a9b26f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-05-20T14:54:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf: 2008771 bytes, checksum: 3e9e6f325813a9d0e34680c295a9b26f (MD5)Made available in DSpace on 2010-05-20T14:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf: 2008771 bytes, checksum: 3e9e6f325813a9d0e34680c295a9b26f (MD5) Previous issue date: 2009-11-25The emotional design of information has become a concern for the sciences that deal with the organization of recorded knowledge and information retrieval, because of the importance of emotions, which affects users of information products, making them receptive or unreceptive and influencing at the time of the search. The Online Public Access Catalogues (OPACs) of libraries, as one of these products, generally do not consider the emotional design to the development of its interfaces’ appearance, using designs, directed solely with the functional part. Given this situation, this study was made to analyze the interface of the OPAC’s Central Library (BCE) of the University of Brasília (UnB) considering the principles of emotional design, the level of user’s satisfaction in relation to the catalogue and making suggestions that can be applied on the interface to enrich its emotional interaction, through modifications. Data were collected in pre-tests and tests after the users see the OPAC’s interface and report their emotions in front of her. Were subsequently analyzed, described and some were turned into recommendations applied to paper prototypes of OPAC’s interface, found at the end of this work. It was confirmed that the users’ affective states in front of the paper prototype’s final version of the modified interface were better than the affective states of the users in front of the catalogue’s original interface. On the original interface, generally, they were neutrals and on the paper prototype, after the modifications, positives.Recuperação da informaçãoCatálogo Público de Acesso em Linha (OPAC)Catálogos de bibliotecasBiblioteca Central da Universidade de BrasíliaO impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-05-20T14:54:55Z2010-05-20T14:54:55Z2010-05-20T14:54:55Z2009-11-25info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdfapplication/pdf2008771http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/1/2009_F%C3%A1bioMarquesBritodaSilva.pdf3e9e6f325813a9d0e34680c295a9b26fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/2/license.txtb8382dfd53f4c4f9f80dc6b92cfc41b5MD52TEXT2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf.txt2009_FábioMarquesBritodaSilva.pdf.txttext/plain103691http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/3/2009_F%C3%A1bioMarquesBritodaSilva.pdf.txt746d6c1efed04f493b43321620a19756MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23422http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/4/license_rdfb145eda3d84bdc4f56b389c0ab98d368MD54license_textlicense_textapplication/octet-stream20904http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/5/license_texte09bf99e64678e4285abf3ef3e05412dMD55license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/6/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD5610483/9472021-06-15 09:28:39.853oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-15T12:28:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
title |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
spellingShingle |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha Silva, Fábio Marques Brito da Recuperação da informação Catálogo Público de Acesso em Linha (OPAC) Catálogos de bibliotecas Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
title_short |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
title_full |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
title_fullStr |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
title_full_unstemmed |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
title_sort |
O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha |
author |
Silva, Fábio Marques Brito da |
author_facet |
Silva, Fábio Marques Brito da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Marques Brito da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kafure Muñoz, Ivette |
contributor_str_mv |
Kafure Muñoz, Ivette |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Recuperação da informação Catálogo Público de Acesso em Linha (OPAC) Catálogos de bibliotecas Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
topic |
Recuperação da informação Catálogo Público de Acesso em Linha (OPAC) Catálogos de bibliotecas Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-20T14:54:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-20T14:54:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-20T14:54:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Fábio Marques Brito da. O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/947 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.947 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fábio Marques Brito da. O impacto do design emocional na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/947 http://dx.doi.org/10.26512/2009.11.TCC.947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/1/2009_F%C3%A1bioMarquesBritodaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/3/2009_F%C3%A1bioMarquesBritodaSilva.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/5/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/947/6/license_url |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e9e6f325813a9d0e34680c295a9b26f b8382dfd53f4c4f9f80dc6b92cfc41b5 746d6c1efed04f493b43321620a19756 b145eda3d84bdc4f56b389c0ab98d368 e09bf99e64678e4285abf3ef3e05412d fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907731071893504 |