Aprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional : análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Larissa Dutra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4244
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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spelling Ramos, Larissa DutraNeiva, Elaine RabeloRAMOS, Larissa Dutra. Aprendizagem e competências no contexto de mudança organizacional: análise da adoção do processo eletrônico no Superior Tribunal de Justiça. 2012. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4244Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.A mudança organizacional decorre por motivos de fatores internos e/ou externos e envolve alterações de forma contínua ou de maneira radical. O presente trabalho visou compreender o comportamento de alguns servidores no processo de estratégia e suporte à aprendizagem, no contexto de mudança de processos físicos para os processos eletrônicos no Tribunal e quais as competências foram aprendidas. A aprendizagem é capaz de promover o desenvolvimento de competências, por meio dos CHAs (conhecimento, habilidade e atitudes), uma vez que a pessoa altera a sua forma de atuação. Foram realizadas 13 entrevistas com grupos focais de seis pessoas, totalizando 78 participantes. A análise dos dados foi feita, primeiramente, com base em Bardin (1977) complementado pelo software ALCESTE. Os resultados apresentaram que o contexto da mudança foi realizado de maneira rápida e não planejada, apresentando reações positivas e negativas dos servidores. A aprendizagem teve caráter, predominantemente, informal, os servidores buscaram estratégias comportamentais como a ajuda interpessoal e aplicação prática em suas rotinas de trabalho, demonstrando que os suportes da chefia e da organização foram notados timidamente. As competências tiveram frequências baixas na análise de conteúdo pela dificuldade dos entrevistados em identificá-las. Percebeu-se a necessidade da aplicação de conhecimento multidisciplinar para a realização das tarefas e da habilidade no manuseio do processo eletrônico como a conferência, por meio de uma atitude manifestada pela cooperação e disponibilidade dos colegas. A análise pelo software foi classificada por quatro classes e teve 73% de seu Corpus analisado. A classe 1, com 35%, descreveu a aprendizagem no contexto de mudança, enquanto a classe 3, com a menor porcentagem de 14%, representou os resultados da mudança. A pesquisa encontra suporte teórico na literatura existente sobre as variáveis de mudança organizacional, competências e a aprendizagem nas organizações e, as limitações desse trabalho são apresentadas empiricamente.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-12-20T19:36:24Z No. of bitstreams: 1 2012_LarissaDutraRamos.pdf: 1285427 bytes, checksum: e668cdda1f429aa19cb2774ea3644030 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-04T13:51:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LarissaDutraRamos.pdf: 1285427 bytes, checksum: e668cdda1f429aa19cb2774ea3644030 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-04T13:51:59Z (GMT). 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