Análise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbrido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27226 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020 |
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Leandro, Juliane Marmo Esmeraldo MourãoShynkarenko, OlexiySimone, DomenicoLEANDRO, Juliane Marmo Esmeraldo Mourão. Análise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbrido. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020https://bdm.unb.br/handle/10483/27226Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020Os foguetes a propelente híbridos (FPH) combinam oxidante e combustível em estados físicos distintos. Normalmente o sistema híbrido tem o combustível em estado sólido, armazenado na câmera de combustão. O oxidante líquido ou gasoso é alimentado através de um sistema similar aos foguetes a propelentes líquidos convencionais. O sistema propulsivo híbrido possui algumas vantagens quando comparadas com os outros sistemas propulsivos, líquido e sólido. Entre elas, este sistema oferece uma relativa simplicidade e baixo custo de fabricação comparada com o foguete líquido, o sistema híbrido possui a capacidade de pausa e reinicio do processo propulsivo e suave mudança no empuxo do foguete. Um importante compontente do motor híbrido é a tubeira, responsável por receber o produto da queima da câmera de combustão. Dentro da tubeira, devido a viscosidade do fluido, tem-se a presença da camada limite nas paredes da tubeira. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento da camada limite dentro da tubeira tridimensional de um motor híbrido, que também possui a influência da rugosidade e ondulação na parede da tubeira, formadas durante o processo de fabricação da peça.Submitted by Thatiane de Lima Pereira (160146178@aluno.unb.br) on 2021-03-16T10:35:57Z No. of bitstreams: 1 2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdf: 3986977 bytes, checksum: ae4957ee63cbef1c772a252ab679e927 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Araújo Campos (diegoa@bce.unb.br) on 2021-04-13T00:15:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdf: 3986977 bytes, checksum: ae4957ee63cbef1c772a252ab679e927 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-13T00:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdf: 3986977 bytes, checksum: ae4957ee63cbef1c772a252ab679e927 (MD5)Hybrid propellant rockets (HR) combine oxidant and fuel in different physical states. Usually the hybrid system has the solid state fuel stored in the combustion chamber. The liquid or gaseous oxidant is fed through a feeding system similar to that of liquid rocket. The hybrid propulsion system has some advantages when compared to other propulsive systems, liquid and solid. Among them, this system offers relative simplicity and low manufacturing cost compared to the liquid rocket, the hybrid system has the ability to pause and restart the propulsive process and smooth change in the thrust of the rocket. An important component of the hybrid engine is the nozzle , responsible for receiving the hot gases coming from the combustion chamber. Within the nozzle, due to the viscosity of the fluid, the boundary layer is present on the walls of the nozzle. The objective of this work is to analyze the behavior of the boundary layer inside the three-dimensional nozzle of a hybrid engine, which also has the influence of the roughness and undulation in the nozzle wall, formed during the part manufacturing process.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessVeículos espaciais - sistemas de propulsãoMotores de foguetesTubeiraPropelenteAnálise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-04-13T00:15:14Z2021-04-13T00:15:14Z2020-08-31porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27226/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdf2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdfapplication/pdf3986977http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27226/1/2020_JulianeMarmoMouraoLeandro_tcc.pdfae4957ee63cbef1c772a252ab679e927MD5110483/272262021-04-12 21:15:14.935oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-04-13T00:15:14Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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