A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Xavier de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16090
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
id UNB-2_3b28fc320dcf65bded949d6e7fba0b81
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/16090
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira, Rafael Xavier deGonçalves, Rodrigo de SouzaOLIVEIRA, Rafael Xavier de. A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16090Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.O objetivo desta pesquisa é verificar se existe relação positiva entre a cobertura dos analistas de mercado e o nível de social disclosure em empresas brasileiras de capital aberto. Para isso, foram avaliados os relatórios sociais e demonstrações financeiras de 86 empresas listadas no Índice Brasil 100 (IBrX-100) da BM&FBovespa, no período compreendido de 2005 a 2014. Fez-se uso do índice de social disclosure (ISD), métrica construída e validada por Gonçalves (2011), fundamentada nos estudos de Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004) para mensurar o nível de evidenciação social praticado pelas empresas. A pesquisa dividiu-se em 3 (três) partes: a) fundamentação teórica; b) análise descritiva dos dados referentes ao nível de evidenciação social das empresas componentes da amostra; e c) análise da regressão linear múltipla com dados em painel, para validação dos determinantes do social disclosure. Nesta última etapa, foi possível verificar que as variáveis Setor, Tamanho, Fundos Socialmente Responsáveis e Cobertura dos analistas de mercado influenciam positivamente no nível de evidenciação social; ressalta-se que a variável Auditoria também apresentou relação positiva com a variável dependente ISD, mas apenas para o primeiro período investigado (2005 – 2009). Quanto as variáveis Endividamento e Internacionalização, estas não se apresentaram significativas em nenhum momento dentro do modelo, muito embora, dentro da análise descritiva dos dados, a variável Internacionalização tenha sido relevante ao se analisar as empresas que apresentaram os maiores níveis de evidenciação social. A partir dos resultados encontrados, a hipótese de pesquisa foi confirmada, de que empresas que recebem maior cobertura por parte dos analistas de mercado apresentam maiores níveis de evidenciação social. Constatou-se também que não houve um movimento de melhoria na qualidade da evidenciação, no decorrer dos anos, das informações de cunho social das empresas brasileiras.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-02-14T13:01:09Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf: 854137 bytes, checksum: 29fa286758363f6a92912b0a103e8ed2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-02-22T20:36:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf: 854137 bytes, checksum: 29fa286758363f6a92912b0a103e8ed2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-22T20:36:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf: 854137 bytes, checksum: 29fa286758363f6a92912b0a103e8ed2 (MD5)The aim of this study is to verify if there is a positive relationship between the coverage by market analysts and the level of social disclosure in Brazilian publicly-traded companies. To that end, social reports and financial reports of 86 companies listed in the BM&FBovespa’s Brasil 100 Index (IBrX-100) were analyzed in the period of 2005 to 2014. The Social Disclosure Index (SDI), created and validated by Gonçalves (2011) based on the studies of Ramanathan (1976), Haydel (1989), and Hammond and Miles (2004), was used to measure the level of social disclosure practiced by those companies. The research study was divided into three parts: a) theoretical grounds; b) descriptive analysis of the data on the level of social disclosure of the companies in the sample; and c) analysis of the multiple linear regressions with panel data to validate social disclosure determining factors. In this final stage, it was possible to verify that the variables Sector, Size, Socially responsible funds, and Market analyst coverage have a positive influence in the level of social disclosure; it is also relevant to point out that the variable Audit also presented a positive relation with the SDI dependent variable, but only on the first period under analysis (2005 – 2009). The variables Indebtedness and Internationalization were not especially significant at any time within the model, although in the descriptive data analysis the variable Internationalization was relevant while analyzing companies that presented the highest levels of social disclosure. Based on the results found, the study’s hypothesis was confirmed: companies that have larger coverage of market analysts present higher levels of social disclosure. Also found that throughout the years, there was no improvement in the quality of disclosure of socially relevant information by the Brazilian companies analyzed.Analistas de mercadoDisclosureEmpresas de capital abertoA cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-22T20:36:33Z2017-02-22T20:36:33Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdfapplication/pdf854137http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/1/2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf29fa286758363f6a92912b0a103e8ed2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/160902017-02-22 17:36:33.789oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-22T20:36:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
title A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
spellingShingle A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
Oliveira, Rafael Xavier de
Analistas de mercado
Disclosure
Empresas de capital aberto
title_short A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
title_full A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
title_fullStr A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
title_full_unstemmed A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
title_sort A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
author Oliveira, Rafael Xavier de
author_facet Oliveira, Rafael Xavier de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Xavier de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Rodrigo de Souza
contributor_str_mv Gonçalves, Rodrigo de Souza
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Analistas de mercado
Disclosure
Empresas de capital aberto
topic Analistas de mercado
Disclosure
Empresas de capital aberto
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-22T20:36:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-22T20:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Rafael Xavier de. A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/16090
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rafael Xavier de. A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/16090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/1/2016_RafaelXavierDeOliviera_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16090/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29fa286758363f6a92912b0a103e8ed2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495695615819776