Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Jéssica
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5046
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
id UNB-2_3d38ae1b8d701ff94cfd38f1e789cf1f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5046
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Vasconcelos, JéssicaLobo, Andréa de SouzaVASCONCELOS, Jéssica. Você é o que você consome?: o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea. 2013. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5046Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.O consumo de luxo, muitas vezes considerado algo supérfluo e fútil, é um grande comunicador da sociedade. Para entender o que leva à escolha de determinado bem e como este comunica e estabelece relações, foi feito um estudo visando entender a lógica dos produtos de luxo na sociedade contemporânea. O exame desta questão mais ampla foi realizado por meio da análise de um caso particular: o consumo de bolsas Louis Vuitton e Gucci. Partindo deste recorte, procurei descobrir o que estaria por trás de uma compra, o que levaria o consumidor a pagar um alto preço em bens de luxo. Para isso foram realizadas entrevistas e observações em diários de campo, além de estudo bibliográfico, tendo como principais autores consultados: Mary Douglas e Baron Isherwood, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai e Daniel Miller. A realização desse trabalho foi essencial para o entendimento a respeito das variáveis que envolvem o ato de consumir e o que isso reflete sobre determinado indivíduo, grupo ou classe social. Ao consumir um bem, uma mensagem sempre é transmitida, seja ela explícita ou implícita. Os produtos de luxo seriam capazes de categorizar grupos sociais, revelando ou simulando a posição social do consumidor, o que permite que a ideia de que “você é o que você consome” possa ser aplicada. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTConsumption of luxury, often considered superfluous and futile, is a great communicator of society. To understand what leads to the choice of a particular good and how it communicates and establishes relationships a study was done in order to understand the logic of luxury products in contemporary society. Examination of this broader issue is made through the analysis of a particular case: the consumption of Louis Vuitton and Gucci. From this clipping, I tried to figure out what was behind a purchase, which would lead the consumer to pay a high price for luxury goods. For this study, interviews were conducted and observations were recorded in field journals, and also a bibliographic study was written, based on some of the most importants authors of this field: Mary Douglas and Baron Isherwood, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai and Daniel Miller. The realization of this work was essential to understand about the variables involved in the act of consuming and what it reflects about a particular individual, group or social class. By consuming a good, whenever a message is transmitted, either express or implied. The luxury products would be able to categorize social groups, revealing or simulating the social position of the consumer, allowing the idea that "you are what you consume" can be applied.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2013-05-08T13:31:43Z No. of bitstreams: 1 2013_JessicaVasconcelos.pdf: 798453 bytes, checksum: b3162f30d2274595966637078e3976e2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-08T13:32:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JessicaVasconcelos.pdf: 798453 bytes, checksum: b3162f30d2274595966637078e3976e2 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-08T13:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_JessicaVasconcelos.pdf: 798453 bytes, checksum: b3162f30d2274595966637078e3976e2 (MD5)Sociedade de consumoProdutos de luxoComportamento do consumidorVocê é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-08T13:32:04Z2013-05-08T13:32:04Z2013-05-08T13:32:04Z2013-04-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_JessicaVasconcelos.pdf2013_JessicaVasconcelos.pdfapplication/pdf798453http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/1/2013_JessicaVasconcelos.pdfb3162f30d2274595966637078e3976e2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1841http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/5/license.txt90a555c77b5837f56c1f4f93d8a7bf8cMD5510483/50462014-07-11 22:46:46.125oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-07-12T01:46:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
title Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
spellingShingle Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
Vasconcelos, Jéssica
Sociedade de consumo
Produtos de luxo
Comportamento do consumidor
title_short Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
title_full Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
title_fullStr Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
title_full_unstemmed Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
title_sort Você é o que você consome? : o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea
author Vasconcelos, Jéssica
author_facet Vasconcelos, Jéssica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Jéssica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lobo, Andréa de Souza
contributor_str_mv Lobo, Andréa de Souza
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Sociedade de consumo
Produtos de luxo
Comportamento do consumidor
topic Sociedade de consumo
Produtos de luxo
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-08T13:32:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-08T13:32:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-08T13:32:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Jéssica. Você é o que você consome?: o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea. 2013. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5046
identifier_str_mv VASCONCELOS, Jéssica. Você é o que você consome?: o consumo de produtos de luxo na sociedade contemporânea. 2013. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/1/2013_JessicaVasconcelos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5046/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b3162f30d2274595966637078e3976e2
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
90a555c77b5837f56c1f4f93d8a7bf8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492909624655872