A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cíntia Barreto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/384
http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
id UNB-2_3efc086562983f8587737f2cece4fd1a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/384
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Cíntia BarretoSalaciê, AyleSANTOS, Cíntia Barreto. A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.http://bdm.unb.br/handle/10483/384http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.Diante de um crescente movimento de discussões sobre o tema da conservação do meio ambiente e de constantes questionamentos sobre os rumos do modelo de economia adotado na atualidade, surge o desenvolvimento sustentável como uma saída para a garantia dos recursos naturais, conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações. Dentro desse quadro, o turismo, reconhecido como um dos mais importantes segmentos econômicos de crescimento e desenvolvimento, inicia um processo de estudos sobre a sustentabilidade de sua atividade. O ecoturismo surge então como sendo uma oportunidade relevante de exemplo de sustentabilidade. Para que o ecoturismo possa acontecer de fato, é necessário que empresários, comunidades, o terceiro setor, o governo e a própria população (mercado potencial de ecoturismo) venham conhecer seus conceitos e premissas básicas. Para isso, a educação ambiental desponta como a forma de se apresentar essa nova atividade. Por meio do seu argumento e linguagem educativa apropriada, será possível informar e formar conceitos, além de atualizar o conhecimento sobre os assuntos ambientais. Este trabalho propõe-se a discutir as possibilidades de conscientização do público para o ecoturismo por meio da mídia exterior, que apresenta propriedades e vantagens únicas devido a sua integração ao meio ambiente natural – landscape – e a sua integração provocativa nas paisagens urbanas. Para isso, sugere-se que haja uma integração das atividades empresariais que tenham interesses mercadológicos ou institucionais no mesmo mercado do ecoturismo ao mercado publicitário. Por meio de parcerias entre estas atividades, será possível levantar investimentos, provenientes da verba de marketing social dessas empresas, sejam elas privadas, governamentais e até mesmo do terceiro setor.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-07-08T17:58:41Z No. of bitstreams: 1 2003_CintiaBarretoSantos.pdf: 4040144 bytes, checksum: f0fac5aa52ad98b8e6241c05caf9e70d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-07-13T12:10:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2003_CintiaBarretoSantos.pdf: 4040144 bytes, checksum: f0fac5aa52ad98b8e6241c05caf9e70d (MD5)Made available in DSpace on 2009-07-13T12:10:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2003_CintiaBarretoSantos.pdf: 4040144 bytes, checksum: f0fac5aa52ad98b8e6241c05caf9e70d (MD5) Previous issue date: 2003-03-25In the discussions about environmental conservation and economic models in use nowadays, sustained development shows as a way to provide availability of natural resources, environmental protection and improvement of quality of life to several populations. In this scenario, tourism, one of the fastest growing economic activities, is a subject of studies about the sustainability of its activities. "Ecotourism" (Ecological tourism) seems to be an example of self-sustained economic activity. For ecotourism to be a viable solution, it is necessary that entrepreneurs, communities, nonprofit organizations, government and the population (as potential ecotourism consumers) learn its concepts and basic assumptions. Environmental education is the way to present this new activity. With an appropriate argumentation and adequate educational approach, it will be possible to inform, develop concepts and update common knowledge about environmental subjects. The goal of this work is to discuss the possibilities of creating public awareness about ecotourism by using external media, a tool that has unique characteristics and advantages due to its integration to natural environments - landscape - and its provocative integration to urban environments. To reach this objective, an integration of commercial activities related to ecotourism is suggested to reach the publicity market. By association of distinct activities in the ecotourism market, it may be possible to raise funds to make investments in these activities, who may be held by private companies, public companies or non-profit organizations.TurismoEcoturismoProteção ambientalEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelA contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-07-13T12:10:45Z2009-07-13T12:10:45Z2009-07-13T12:10:45Z2003-03-25info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/2/license.txt4961e9033b7b3fb3c1fe4e7a80208fc0MD52ORIGINAL2003_CintiaBarretoSantos.pdf2003_CintiaBarretoSantos.pdfapplication/pdf4040144http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/1/2003_CintiaBarretoSantos.pdff0fac5aa52ad98b8e6241c05caf9e70dMD51TEXT2003_CintiaBarretoSantos.pdf.txt2003_CintiaBarretoSantos.pdf.txttext/plain89069http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/3/2003_CintiaBarretoSantos.pdf.txt10c475877301c4d6cb87cdab184ea8d0MD5310483/3842019-09-07 08:23:22.049oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-07T11:23:22Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
title A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
spellingShingle A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
Santos, Cíntia Barreto
Turismo
Ecoturismo
Proteção ambiental
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
title_short A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
title_full A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
title_fullStr A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
title_full_unstemmed A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
title_sort A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo
author Santos, Cíntia Barreto
author_facet Santos, Cíntia Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cíntia Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salaciê, Ayle
contributor_str_mv Salaciê, Ayle
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Ecoturismo
Proteção ambiental
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
topic Turismo
Ecoturismo
Proteção ambiental
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
publishDate 2003
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2003-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-13T12:10:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-13T12:10:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-13T12:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Cíntia Barreto. A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384
identifier_str_mv SANTOS, Cíntia Barreto. A contribuição da mídia exterior para a promoção do ecoturismo. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/384
http://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/1/2003_CintiaBarretoSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/384/3/2003_CintiaBarretoSantos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4961e9033b7b3fb3c1fe4e7a80208fc0
f0fac5aa52ad98b8e6241c05caf9e70d
10c475877301c4d6cb87cdab184ea8d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492862813077504