IDHM x perfil das despesas públicas : uma análise comparativa nos municípios do estado de Goiás
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12260 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015. |
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Pimentel, Reinaldo RibasLopes, Fernanda JaquelinePIMENTEL, Reinaldo Ribas. IDHM x perfil das despesas públicas: uma análise comparativa nos municípios do estado de Goiás. 2015. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12260Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.Perante a escassez dos recursos públicos, o administrador público deve fazer uma busca por alternativas prioritárias, as quais tenham a finalidade de minimizar os problemas econômicos e sociais existentes. Diante disto, este trabalho teve como questão norteadora o cálculo de indicadores de despesas funcionais de governo para a formação do perfil das despesas dos municípios goianos e a verificação se há relação entre esse perfil e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Com esse intuito, foram reunidos 50 municípios do Estado de Goiás em duas amostras, sendo 25 municípios de maior e 25 de menor IDHM. Para esta seleção foi adotado o ranking do IDHM disponível no site Atlas Brasil 2013. Para observar aspectos relevantes das despesas, foram tomados os dados orçamentários dos municípios, disponíveis no site da Secretaria do Tesouro Nacional e indicadores de despesas funcionais de governo. Para formar um perfil das despesas, elencou-se critérios que agregam as despesas funcionais em 4 categorias de despesa: “Administrativa”, de “Infra-Estrutura”, “Sociais” e “Outras Despesas”. Pela análise do perfil das despesas, foi observado que há diferenças entre as duas amostras e que essas diferenças podem acarretar os diferentes níveis de desempenho dos municípios, constatando que municípios com diferentes IDHM possuem diferentes perfis de despesas. Salienta-se a limitação de analisar os dados por meio de simples e restritas medidas de dispersão e de posição, sugerindo que novas pesquisas sejam feitas, de forma mais detalhada e com dados estatísticos mais elaborados. __________________________________________________________________________ ABSTRACTGiven the scarcity of public funds, the public administrator must make a priority search for alternatives, which have the purpose of minimizing the existing economic and social problems. In view of this, this work was guiding question the calculation of functional expenses indicators of government to form the profile of the expenditure of municipalities in Goiás and check if there is a relationship between this profile and the Municipal Human Development Index. To that end, they have been brought together 50 municipalities in the state of Goias in two samples, 25 municipalities of larger and 25 smaller IDHM. For this selection was adopted IDHM ranking available in Brazil 2013. Atlas site to observe relevant aspects of expenditure, the budget data for municipalities, available on the National Treasury Secretariat and indicators of functional government expenditures site were taken. To form a profile of expenditure, listed the criteria that add functional expenses in four expenditure categories: "Administrative" of "Infrastructure", "Social" and "Other expenses". For the analysis of the profile of expenditure, it was observed that there are differences between the two samples and that these differences can lead to different performance levels of municipalities, noting that municipalities with different IDHM have different profiles expenses. It highlights the limitations of analyzing the data through simple and restricted measures of dispersion and position, suggesting that further research be done, in more detail and with more elaborate statistical data.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-10T16:45:20Z No. of bitstreams: 1 2015_ReinaldoRibasPimentel.pdf: 1252115 bytes, checksum: 895b483babf866333183dac379572573 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-11T21:15:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_ReinaldoRibasPimentel.pdf: 1252115 bytes, checksum: 895b483babf866333183dac379572573 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-11T21:15:10Z (GMT). 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