Rastros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10602 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. |
id |
UNB-2_45cf4c62a71f5116d86fba9cc3cad11a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/10602 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Diniz, João Antônio SilvaGallina Neto, LuizDINIZ, João Antônio Silva. Rastros. 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10602Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.Para este Trabalho de Conclusão de Curso, escolhi um ensaio reflexivo sobre minha produção artística desde 2012. Pensar em dois anos atrás pode parecer muito tempo, mas enxergo o princípio das últimas obras realizadas em pinturas deste ano, com o processo entre os dois pontos no tempo sendo parte integrante do desenvolvimento da pesquisa. Dividi o texto em três capítulos: 1 – Assuntos, 2 – Elos e 3 – Memorial. “Assuntos” tratará das primeiras ideias por trás da produção, de relações temáticas e conceituais e suas ligações com o trabalho prático. Escreverei sobre a ideia do Intocável, um conceito antropológico; da tragédia como um mundo implacável e de sua ligação com o expressionismo e abstração. O capítulo é amparado em “Abstraction and Empathy”, de Wilhelm Worringer, “O Expressionismo na Pintura”, de Alice Brill e “The Death of Tragedy Revisited” de Stephen Brockmann, com rápidas citações de outras fontes para introduzir a ideia do Intocável e dar início a discussão sobre o trágico. Já “Elos” é um capítulo onde observo o trabalho de outros dois artistas – um brasileiro e um estrangeiro – para pensar sobre o meu: Oswaldo Goeldi e Francis Bacon. Existem outros artistas que percebo como tão relevantes quanto para o meu trabalho, como Georg Baselitiz e Adriana Vignoli. Entretanto, fiz essa escolha baseada em textos a quais tive acesso mais facilmente. Faço essas observações em nível bastante prático: não tenho pretensões de realizar críticas, mas de me entender melhor através desses artistas. Para tanto, me apoio em “Lógica da Sensação”, de Gilles Deleuze, “Entrevistas com Francis Bacon”, de David Sylvester, “Agouro e Libertação”, de Nuno Ramos e “De Fora: Goeldi”, de Rodrigo Naves. Por fim, “Memorial” apresenta relatos da realização das obras e, por vezes, reflexões sobre elas em si. Neste capítulo, não faço uso de textos de apoio, sendo um relato bastante pessoal.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2015-06-22T17:18:53Z No. of bitstreams: 1 2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf: 21339567 bytes, checksum: 6ccce44835a42bd05309a714885f8cec (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-06-23T15:57:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf: 21339567 bytes, checksum: 6ccce44835a42bd05309a714885f8cec (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-23T15:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf: 21339567 bytes, checksum: 6ccce44835a42bd05309a714885f8cec (MD5)Artes plásticasDesenhoPinturaRastrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-06-23T15:57:25Z2015-06-23T15:57:25Z2015-06-23T15:57:25Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdfapplication/pdf21339567http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/1/2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf6ccce44835a42bd05309a714885f8cecMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/5/license.txt43abf41cf1a3bafb8e60737f647cfedcMD5510483/106022015-06-23 12:57:25.958oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712015-06-23T15:57:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Rastros |
title |
Rastros |
spellingShingle |
Rastros Diniz, João Antônio Silva Artes plásticas Desenho Pintura |
title_short |
Rastros |
title_full |
Rastros |
title_fullStr |
Rastros |
title_full_unstemmed |
Rastros |
title_sort |
Rastros |
author |
Diniz, João Antônio Silva |
author_facet |
Diniz, João Antônio Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, João Antônio Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallina Neto, Luiz |
contributor_str_mv |
Gallina Neto, Luiz |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Artes plásticas Desenho Pintura |
topic |
Artes plásticas Desenho Pintura |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-23T15:57:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-23T15:57:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-23T15:57:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DINIZ, João Antônio Silva. Rastros. 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10602 |
identifier_str_mv |
DINIZ, João Antônio Silva. Rastros. 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/1/2014_JoaoAntonioSilvaDiniz.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10602/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ccce44835a42bd05309a714885f8cec 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43abf41cf1a3bafb8e60737f647cfedc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492965683625984 |