Geóptico : geometrismo como elemento plástico
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7621 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
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Crescencio, Isabel EscobarNóbrega, Christus Menezes daCRESCENCIO, Isabel Escobar. Geóptico: geometrismo como elemento plástico. 2013. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7621Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.O presente trabalho trata da obra desenvolvida pela autora intitulada Geóptico. O capítulo 1, intitulado de Abstração como geometrismo plástico, conceitualiza, de maneira breve, a arte minimal e/ou minimalista, realiza uma análise acerca do geometrismo como elemento plástico, por meio de elementos in site-specific que buscam a desconstrução espacial. Consequentemente, procura-se compreender a relação estabelecida entre a obra e o público. Além disso, irá se buscar a reflexão acerca do espaço representado, a partir do questionamento da percepção visual e da percepção dos movimentos do corpo, isto ocorre por meio de questionamentos da perspectiva que transfiguram o estabelecimento da espacialidade plástica. O capítulo 2, intitulado de A transfiguração da imagem-ato fotográfica em imagem pictórica no âmbito da espacialidade plástica, objetiva abordar questões que reflitam acerca da imagem fotográfica como elemento plástico, no entanto esta irá procurar visualizar esta linguagem artística como uma camada propulsora da linguagem estruturante da obra Geóptico: a instalação. Dessa forma a obra pretende questionar as relações estabelecidas entres os matériais fundandtes – vinil e acrílico – e a linguagem fotográfica. Para que esta reflexão seja compreendida no âmbito teórico será realizada uma análise comparativa breve da produção artística de Raymundo Colares (1944 – 1986). O capítulo 3, intitulado de O intercruzamento dinâmico: a inter-relação entre artes plásticas e arquitetura, pretende refletir acerca da relação estabelecida entre arte e arquitetura, especialmente, para refletir sobre a espacialidade. É por meio desta reflexão que serão pensados como e porque se busca uma nova espacialidade no âmbito das artes e como este conceito pode interferir na produção artística. Além disso, o detalhamento é abordado como elemento poético importante para a reflexão acerca do espaço. Por fim, para que possa ser pensando o espaço em detrimento com as linguagens e materiais artísticos é realizada uma análise da obra de Silvio Zamboni (1948 - ).Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-06-02T12:59:03Z No. of bitstreams: 1 2013_IsabelEscobarCrescencio.pdf: 1155662 bytes, checksum: 6131176e2d292396a8ee4d77b5216c3b (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-06-04T00:46:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_IsabelEscobarCrescencio.pdf: 1155662 bytes, checksum: 6131176e2d292396a8ee4d77b5216c3b (MD5)Made available in DSpace on 2014-06-04T00:46:05Z (GMT). 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