A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23835
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.
id UNB-2_484671fc10b8f45679cbb31d9e0ad310
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23835
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Souza, Bárbara dos SantosWiesinieski, Lívia Cristina Barros da SilvaSOUZA, Bárbara dos Santos. A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23835Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.A construção de Brasília atraiu trabalhadores por meio do grande discurso progressista de Juscelino Kubistchek, e, paralelamente a isso, outros conglomerados habitacionais formaram-se ao seu redor. Ceilândia foi um desses conglomerados que nasceu na intenção de desfavelização que ocorria no Plano Piloto. O governo do Distrito Federal, na época, lançou uma campanha conhecida como Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que dá origem a Região Administrativa de Ceilândia, a RA IX, que foi se estabelecendo de forma orgânica mesmo diante dos desafios como falta de moradia, saneamento básico e infraestruturas. Pontos de encontro, de convivência e comerciais foram se estabelecendo naturalmente na RA, e, assim, surgiu a Feira Central da Ceilândia, objeto da presente pesquisa. Então, a Feira Central da Ceilândia, enquanto lugar de expressão da cultura nordestina, por meio de sua gastronomia e identidade, possibilita pensar um outro tipo de turismo, o Turismo Cidadão, que se baseia em uma experiência turística, primeiramente, para aqueles que moram na localidade, e, posteriormente, aos demais. Ou seja, trata-se de um exercício da cidadania que pode ressignificar o sentimento de pertencimento do morador local, e, ainda, desmitificar a marginalização, promover convivências e criar espaços de sociabilização, a partir de memórias, histórias e vivências diárias. Por isso o objetivo geral do trabalho é apresentar a Feira Central da Ceilândia como um lugar de memória, de resistência, de construção da identidade ceilandense e atrativo turístico.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-04-28T22:22:21Z No. of bitstreams: 1 2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf: 1402984 bytes, checksum: 5bbaa015ebbd8c472b1ab22b7e1591a7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-02T14:40:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf: 1402984 bytes, checksum: 5bbaa015ebbd8c472b1ab22b7e1591a7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-02T14:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf: 1402984 bytes, checksum: 5bbaa015ebbd8c472b1ab22b7e1591a7 (MD5)The construction of Brasilia attracted workers through Juscelino Kubistchek's great progressive discourse, and in parallel with this, other housing conglomerates formed around it. Ceilandia was one of these conglomerates that was born with the intention of the slump that occurred in the Pilot Plan. The Federal District government, at the time, launched a campaign known as the Invasion Eradication Campaign (CIS), which gives rise to the Administrative Region of Ceilandia, RA IX, which was established in an organic manner even in the face of challenges such as lack of housing, basic sanitation and infrastructure. Meeting, conviviality and commercial points were naturally established in the RA, and thus the Central Fair of Ceilândia, object of the present research. Thus, the Central Fair of Ceilândia, as a place of expression of northeastern culture, through its gastronomy and identity, makes it possible to think of another type of tourism, Citizen Tourism, which is based on a tourist experience, primarily for those who live. in the locality, and later to the others. That is, it is an exercise of citizenship that can redefine the sense of belonging of the local resident, and demystify marginalization, promote coexistence and create spaces for socialization, based on memories, stories and daily experiences. For this reason, the general objective of the work is to present the Ceilândia Central Fair as a place of memory, of resistance, of the construction of the Ceilandense identity and tourist attraction.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCeilândia (DF)Distrito Federal (DF) - turismoTurismoA feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-02T14:40:53Z2020-05-02T14:40:53Z2019-11-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23835/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdfapplication/pdf1402984http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23835/1/2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf5bbaa015ebbd8c472b1ab22b7e1591a7MD5110483/238352020-05-04 17:33:23.507oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-04T20:33:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
title A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
spellingShingle A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
Souza, Bárbara dos Santos
Ceilândia (DF)
Distrito Federal (DF) - turismo
Turismo
title_short A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
title_full A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
title_fullStr A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
title_full_unstemmed A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
title_sort A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo
author Souza, Bárbara dos Santos
author_facet Souza, Bárbara dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bárbara dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
contributor_str_mv Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ceilândia (DF)
Distrito Federal (DF) - turismo
Turismo
topic Ceilândia (DF)
Distrito Federal (DF) - turismo
Turismo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-02T14:40:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-02T14:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Bárbara dos Santos. A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23835
identifier_str_mv SOUZA, Bárbara dos Santos. A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23835/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23835/1/2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
5bbaa015ebbd8c472b1ab22b7e1591a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493107575881728