Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Caroline da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24349
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
id UNB-2_490c03975de844fda33d8a75a889cbb3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24349
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gomes, Ana Caroline da SilvaSilva, Maria do Carmo Couto daGOMES, Ana Caroline da Silva. Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24349Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.O propósito maior desta monografia é abordar o tema da arte afro-brasileira para recriação das diferentes raízes da cultura brasileira - Africanidades, como uma área de investigação e conhecimento de trabalhos e criatividade, visando denunciar as práticas de extermínio que atingem a o povo negro-africano. Redefinindo a natureza das manifestações artísticas por meio da participação ativa da comunidade artística negra no processo de afirmação das linguagens estéticas que confrontam os diversos desafios do mundo contemporâneo. Para se estabelecer um fio condutor e buscar uma compreensão contextualizada da Arte afro-brasileira, é preciso ter em conta a enorme importância dos escritos do educador brasileiro, Clarival do Prado Valladares (1918-1983) que foi a seu tempo, médico, crítico, iconógrafo, iconólogo, fotógrafo, historiador da arte, poeta e escritor.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-05-06T22:19:33Z No. of bitstreams: 1 2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf: 1368614 bytes, checksum: 4b4d3d12d5f4412c49bfca4813067ec6 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-20T13:15:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf: 1368614 bytes, checksum: 4b4d3d12d5f4412c49bfca4813067ec6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-20T13:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf: 1368614 bytes, checksum: 4b4d3d12d5f4412c49bfca4813067ec6 (MD5)The main objective of this monograph is to approach the theme of Afro-Brazilian art to recreate the different roots of Brazilian culture - Africanities, as an area of investigation and knowledge of works and creativity, aiming to denounce the extermination practices that affect the black African People. Redefining the nature of artistic manifestations through the active participation of the black artistic community in the process of affirming aesthetic languages that confronts the various challenges of the contemporary world. To establish a common thread and seek a contextualized understanding of Afro-Brazilian art, one must take into account the enormous importance of the writings of the Brazilian educator, Clarival do Prado Valladares (1918-1983), who was in his time a physician, critic, iconographer, iconologist, photographer, art historian, poet and writer.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAfricanidadesHistória da arteCultura brasileiraArte afro-brasileiraManifestação artísticaControvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-20T13:15:40Z2020-07-20T13:15:40Z2019-07-12porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24349/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdfapplication/pdf1368614http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24349/1/2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf4b4d3d12d5f4412c49bfca4813067ec6MD5110483/243492020-07-20 10:15:40.976oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-20T13:15:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
title Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
spellingShingle Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
Gomes, Ana Caroline da Silva
Africanidades
História da arte
Cultura brasileira
Arte afro-brasileira
Manifestação artística
title_short Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
title_full Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
title_fullStr Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
title_full_unstemmed Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
title_sort Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares
author Gomes, Ana Caroline da Silva
author_facet Gomes, Ana Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Caroline da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Couto da
contributor_str_mv Silva, Maria do Carmo Couto da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Africanidades
História da arte
Cultura brasileira
Arte afro-brasileira
Manifestação artística
topic Africanidades
História da arte
Cultura brasileira
Arte afro-brasileira
Manifestação artística
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-20T13:15:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-20T13:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Ana Caroline da Silva. Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24349
identifier_str_mv GOMES, Ana Caroline da Silva. Controvérsias acerca das linguagens plásticas de origem negra na visão do historiador Clarival do Prado Valladares. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24349/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24349/1/2019_AnaCarolineDaSilvaGomes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4b4d3d12d5f4412c49bfca4813067ec6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493109662547968