Análise estrutural de módulo para transporte terrestre de tropas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/13608 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
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Trajano, André NepomucenoMalcher, LucivalMoura, Henrique Gomes deTRAJANO, André Nepomuceno. Análise estrutural de módulo para transporte terrestre de tropas. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/13608Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.O trabalho apresenta estudo sobre uma proposta que está sendo sugerida ao Exército Brasileiro para o transporte das tropas. Atualmente, há diversas ocorrências de danos materiais e pessoais durante o transporte e a proposta mostrada incorpora uma estrutura tubular em aço capaz de proteger os ocupantes, além de promover dinamicidade e versatilidade ao Exército Brasileiro. Este trabalho aborda, primeiramente, um ensaio experimental feito na estrutura e seus respectivos resultados. Neste trabalho, propõe-se uma análise numérica e experimental de um módulo auxiliar para transporte de tropas por meio terrestre. Para se chegar a tais objetivos, primeiro é realizada análise experimental de um módulo metálico, capaz de transportar quatro indivíduos simultaneamente. Isso é feito com base na análise de integridade do material e rigidez da estrutura, tendo como parâmetros esforços que simulam condições de capotamento/tombamento de um sistema caminhãomódulos de transporte. Análise da deflexão máxima da estrutura é efetuada, com o intuito de se medir a rigidez global do sistema. Em uma segunda etapa, simulações numéricas em um programa comercial de elementos finitos (ABAQUS) são realizadas, com base em um comportamento elasto-plástico da estrutura, utilizando também as mesmas condições de carregamento adotadas durante a etapa de análise experimental. Por fim, uma comparação entre os resultados numéricos e experimentais é feita, bem como uma conclusão a respeito das condições estruturais do projeto.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-05-23T19:27:16Z No. of bitstreams: 1 2015_AndreNepomucenoTrajano.pdf: 2299035 bytes, checksum: 8e5da3408aa8bbb95964ae42390c2cc0 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-07-11T21:07:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_AndreNepomucenoTrajano.pdf: 2299035 bytes, checksum: 8e5da3408aa8bbb95964ae42390c2cc0 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-11T21:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_AndreNepomucenoTrajano.pdf: 2299035 bytes, checksum: 8e5da3408aa8bbb95964ae42390c2cc0 (MD5)This paper presents a study of a proposal being suggested to the Brazilian Army to transport troops. Currently, there are several instances of damage or injury during transport and shown proposal incorporates a tubular steel frame able to protect the occupants, in addition to promoting dynamism and versatility to the Brazilian army. This paper first discusses an experimental test done on the structure and their results. In this paper, we propose a numerical and experimental analysis of an auxiliary module for troop transport by land. To achieve such objectives, it is first conducted an experimental analysis module of a metal capable of carrying four individuals simultaneously. This analysis is based on the material integrity analysis and rigidity of the structure, with the parameters efforts that simulate conditions of rollover/tipping a transport truck-system modules. Analysis of the structure of the maximum deflection is made in order to measure the overall stiffness of the system. In a second step, numerical simulations in a commercial finite element software (ABAQUS) are made based on an elasto-plastic behavior of the structure, also using the same loading conditions adopted during the step of experimental analysis. Finally, a comparison between the numerical and experimental results is made and a conclusion about the structural conditions of the project.TropasTropas - transporte terrestreAnálise estrutural de módulo para transporte terrestre de tropasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-11T21:07:43Z2016-07-11T21:07:43Z2016-07-11T21:07:43Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13608/5/license.txtb3c0a59e3112a41928ce537159feb2e8MD55ORIGINAL2015_AndreNepomucenoTrajano.pdf2015_AndreNepomucenoTrajano.pdfapplication/pdf2299035http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13608/1/2015_AndreNepomucenoTrajano.pdf8e5da3408aa8bbb95964ae42390c2cc0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13608/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13608/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13608/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD5410483/136082016-07-11 18:07:43.529oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-07-11T21:07:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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