Uso de modelos multiaxiais para estimativa de caminho de trincas sob condições de fadiga por fretting na liga Al7050 T7451

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Geovana Callasans Veras
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24271
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
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spelling Pessoa, Geovana Callasans VerasAraújo, José AlexanderPESSOA, Geovana Callasans Veras. Uso de modelos multiaxiais para estimativa de caminho de trincas sob condições de fadiga por fretting na liga Al7050 T7451. 2018. xii, 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24271Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.O objetivo deste trabalho é avaliar modelos para a previsão de direção de iniciação de trincas em condições de Fadiga por Fretting. Os modelos de fadiga multiaxial em questão são baseados em abordagens de Plano Crítico e associados a Teorias de Distância Crítica para incorporar o efeito de gradiente de tensão nestas estimativas de caminho de trinca. Mais especificamente, considerou-se na análise os modelos multiaxiais de Carpinteri e Spagnoli, Smith-Watson-Topper, Curvas Modificadas deWöhler e Fatemi-Socie. Propôsse também uma metodologia denominada Direção Crítica para definir o plano crítico ao longo de um comprimento e não apenas em um único ponto material mais solicitado. Para a validação destes modelos, são utilizados dados de ensaios realizados no Laboratório de Fadiga, Fratura e Materiais da Universidade de Brasília. O material analisado é o Al 7050 T7451 e a configuração geométrica de contato é do tipo cilindro-plano. Para os carregamentos adotados, as melhores estimativas de caminho inicial de trinca foram obtidas pelo modelo de Carpinteri-Spagnoli associado a metodologia da Direção Crítica.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-09T01:29:25Z No. of bitstreams: 1 2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdf: 2265050 bytes, checksum: 21e4c6c1d0074406903246dbf56f1643 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-06-22T21:58:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdf: 2265050 bytes, checksum: 21e4c6c1d0074406903246dbf56f1643 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-22T21:58:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdf: 2265050 bytes, checksum: 21e4c6c1d0074406903246dbf56f1643 (MD5)The aim of this work is to evaluate a variety of models to predict the initial crack direction under fretting fatigue conditions. The models here discussed are based on Critical Distance Theory and were applied in conjunction with the Critical Direction Method. In order to validate these models, routines were made in MatLab for numerical simulation and their results were compared with data from the literature and experiments done at the Fatige, Fracture and Materials Laboratory of the University of Brasília. The flat dog bone especimens and pad here analized are made of Al 7050 T7451 and the criticalplane multiaxial theories are Carpinteri and Spagnoli, Smith-Watson-Topper, Modified Curves of Wohler and Fatemi-Socie. For the adopted loads, the results that obtained the least error were those of Carpinteri-Spagnoli, applying the methodology of the Critical Direction.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessFadiga (Mecânica)Materiais - fadigaMecânica da fraturaUso de modelos multiaxiais para estimativa de caminho de trincas sob condições de fadiga por fretting na liga Al7050 T7451info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-06-22T21:58:00Z2020-06-22T21:58:00Z2018-06-22porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24271/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdf2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdfapplication/pdf2265050http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24271/1/2018_GeovanaCallasansVerasPessoa_tcc.pdf21e4c6c1d0074406903246dbf56f1643MD5110483/242712020-06-22 18:58:00.728oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-06-22T21:58Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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