Análise dos efeitos do melhoramento das condições de maciços de túneis em seu comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12787 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. |
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Barbosa, Max Gabriel TimoAssis, André Pacheco deBARBOSA, Max Gabriel Timo. Análise dos efeitos do melhoramento das condições de maciços de túneis em seu comportamento. 2015. xi, 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12787Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.A construção de túneis, especialmente quando técnicas construtivas menos automatizadas são utilizadas, como o NATM, necessita de alto grau de acurácia na previsão de deformações. Tal precisão, especialmente em obras geotécnicas, leva à correta tomada de decisões frente a comportamentos não considerados em projeto, com a escolha de melhorias das condições de contorno de maciços apropriadas; apesar disso, tais decisões por vezes são mais frequentes que o desejado. Para que tal recorrência de soluções adicionais de projeto seja evitada em obras de túneis e para que em momentos que essas decisões sejam necessárias estas sejam mais expeditas, o estudo prévio aprofundado das características geomecânicas do maciço e das condições de contorno dos túneis se faz necessário. A partir dele pode-se ter modelagens em softwares de simulação computacional com acurácia suficiente e com resultados mais realistas das condições de campo. Neste trabalho a análise do comportamento de um túnel já executado será realizada por meio de simulações computacionais, com a prévia revisão bibliográfica de soluções comumente aplicadas e o estudo de casos de obra. Nestas simulações, além de se comparar as deformações de campo com as obtidas pelo software, idealizou-se soluções hipotéticas de forma a entender como cada uma agiria no confinamento e nas deformações do túnel analisado. Com isso, tentou-se demonstrar como estas modelagens podem auxiliar no projeto e execução de uma obra de túneis. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThe construction of tunnels, especially when less automated construction techniques are used, such as the NATM, requires a high degree of accuracy when predicting deformations. Such precision, especially in geotechnical works, enable correct decision-making when behaviors not considered in the design are faced, with the choice of the appropriate improvements of massif boundary conditions; nevertheless, such decisions are sometimes more frequent than desired. In order that these recurrent additional solutions are avoided in tunnels and to at times that these decisions are needed they are quicker, in-depth preliminary study of the geomechanical features of the massif and the boundary conditions of tunnels is required. From it, the modeling of tunnels by computer simulations software is performed with higher accuracy and more realistic results of field conditions. In this work the analysis of the behavior of a tunnel already executed will be performed by means of computer simulations, with the prior literature review of commonly applied solutions and case studies of work. In these simulations, in addition to comparing the field deformations obtained by the software, hypothetical solutions are idealized in order to understand how each would impact the confinement and deformations of the reporting tunnel. Thus, it was attempted to demonstrate how modeling can assist in the design and execution of a tunnels works.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-03-31T15:47:31Z No. of bitstreams: 1 2015_MaxGabrielTimoBarbosa.pdf: 22042044 bytes, checksum: f54974efa47b5b3dacf860c0ab939a81 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-04-06T14:03:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MaxGabrielTimoBarbosa.pdf: 22042044 bytes, checksum: f54974efa47b5b3dacf860c0ab939a81 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-06T14:03:01Z (GMT). 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