O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/23833 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019. |
id |
UNB-2_4c96dce8ec085adac0f4f35a3910fe01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23833 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barros, Rodrigo de SouzaWiesinieski, Lívia Cristina Barros da SilvaBARROS, Rodrigo de Souza. O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/23833Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.No Brasil o trem é considerado um indutor do turismo. Ao longo dos anos, os trens turísticos, tornaram-se um caminho a fim de proporcionar melhorias na questão econômica e social. O Turismo Ferroviário, apesar de ser uma atividade em ascensão, possui muitas barreiras em seus mecanismos legais quanto ao processo de implementações e melhorias no processo e inovação das políticas públicas. A ferrovia, com o uso do turismo, contribui de forma contundente para beneficiar as comunidades através do desenvolvimento local. Por meio do turismo, as ferrovias se transformaram em atrativos, alcançaram a valoração como patrimônio e o reconhecimento histórico para o legado no páis. Da erradicação das linhas férreas até o reconhecimento como patrimônio histórico cultural, as ferrovias ainda carregam muitos assuntos inacabados quanto aos seus diferentes processos, mas também muita emoção por ainda estarem em operação, movimentando mercados e gerando fluxo turístico para muitas cidades que recebem os trilhos. Essa sensibilidade para as ferrovias é para poucos, por isso, esse trabalho carrega abordagens humanistas que visam um atento crescimento a um contexto global.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-04-30T01:36:16Z No. of bitstreams: 1 Web_2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdf: 844830 bytes, checksum: e476c8ba6c8a568b0fe994d4c2aec778 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-02T14:27:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Web_2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdf: 844830 bytes, checksum: e476c8ba6c8a568b0fe994d4c2aec778 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-02T14:27:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Web_2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdf: 844830 bytes, checksum: e476c8ba6c8a568b0fe994d4c2aec778 (MD5)In Brazil the train is considered an inductor of the tourism. Over the years, the tourist trains have become the way to provide improvements for the economic and social issues. However, many barriers in the tourism activity to be reviewed at the face of the public policies. This monography is a reflection is made of how much the railroad, using tourism, makes a strong contribution for benefit the communities by means of local development. Beginning thought in the world’s history until passing by the Brazil’s history: that’s involved the eradication of railroads in Brazil until the level of heritage, it made the railway a historical landmark that still carries many unfinished business, but also a lot of emotion, because all of it is still in operation, with production, generating a tourist flow for many cities which receive the rails. This sensitivity to the railways is for some, because of it this work carries a humanist approaches that aim at attentive growth in a global context.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessFerroviasTransporte ferroviárioTurismoO potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-02T14:27:01Z2020-05-02T14:27:01Z2019-07-03porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23833/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdf2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdfapplication/pdf844830http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23833/1/2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdfe476c8ba6c8a568b0fe994d4c2aec778MD5110483/238332020-05-04 17:32:46.099oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-04T20:32:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
title |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
spellingShingle |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local Barros, Rodrigo de Souza Ferrovias Transporte ferroviário Turismo |
title_short |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
title_full |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
title_fullStr |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
title_full_unstemmed |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
title_sort |
O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local |
author |
Barros, Rodrigo de Souza |
author_facet |
Barros, Rodrigo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rodrigo de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva |
contributor_str_mv |
Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ferrovias Transporte ferroviário Turismo |
topic |
Ferrovias Transporte ferroviário Turismo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-02T14:27:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-02T14:27:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Rodrigo de Souza. O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23833 |
identifier_str_mv |
BARROS, Rodrigo de Souza. O potencial do patrimônio ferroviário dos trens turísticos como fator importante ao desenvolvimento local. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23833/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23833/1/2019_RodrigoDeSouzaBarros_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 e476c8ba6c8a568b0fe994d4c2aec778 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908003921854464 |