Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Ribamar Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12798
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
id UNB-2_4fe4df97a1589872ef4cab51abce5aba
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12798
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lemos, Ribamar BarbosaAndrade, MichelleLEMOS, Ribamar Barbosa. Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul. 2014. 161 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/12798Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.O Eixo Sul que fica no Entorno da Capital Federal é uma região que sofre constantemente de desigualdades sociais e sendo Brasília, um polo atrativo de oferta de empregos e de maiores investimentos em estudos e em saúde, acaba se tornando o caminho diário para essa população que busca melhores condições de vida. Um dos problemas principais para as pessoas que moram em Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental, é a locomoção para chegar ao Plano Piloto. Essa população depende de um transporte público de baixa qualidade e obsoleto, o que resulta em tempos de viagem na ordem de duas a três horas diárias. Em busca de uma solução para tal problema, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (a SUDECO), no qual busca implantar um meio de transporte de passageiros na linha férrea que passa as cidades do Eixo Sul à Brasília e que atualmente transporta exclusivamente carga. Nesse contexto, o seguinte projeto propõe realizar a avaliação geométrica do trecho ferroviário que viabilize a operação de um Trem Urbano Elétrico (TUE). O trabalho será executado de acordo com as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR’s) e pelo Plano de Transportes e Mobilidade Urbana do DF (PDTU/DF) com o intuito de encontrar a melhor proposta de traçado de um sistema de trem de passageiros para essa população. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThe South axis which lies in the surrounding areas of the Distrito Federal is a region that suffers from social inequalities and constantly being Brasília, an attractive Polo job opportunities and greater investments in education and health, ends up becoming the daily path to this population seeking better living conditions. One of the main problems for people who live in Luziania, Valparaiso and Cidade Ocidental, is locomotion to reach the Plano Piloto. This population depends on public transport of low quality and outdated, resulting in travel times on the order of two to three hours daily. In search of a solution to this problem was created the Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), which seeks to implement a means of passenger transport on the railway line through the cities of the South Axis Brasilia and currently carries exclusively load. In this context, the following project proposes to perform the geometric evaluation of railway section that enables the operation of an Trem Urbano Elétrico (TUE). Work will be performed in accordance with the Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR's) and the Plano de Transportes e Mobilidade Urbana - DF (PDTU / DF) in order to find the best proposal outlined a system of passenger train for this population.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-03-28T17:07:44Z No. of bitstreams: 1 2014_RibamarBarbosaLemos.pdf: 4989586 bytes, checksum: f85c1d2e2c91aae75569256f01dba224 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-04-07T13:59:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RibamarBarbosaLemos.pdf: 4989586 bytes, checksum: f85c1d2e2c91aae75569256f01dba224 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-07T13:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RibamarBarbosaLemos.pdf: 4989586 bytes, checksum: f85c1d2e2c91aae75569256f01dba224 (MD5)Trens urbanos e metropolitanosBrasília (DF) - transporte públicoAvalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-04-07T13:59:21Z2016-04-07T13:59:21Z2016-04-07T13:59:21Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_RibamarBarbosaLemos.pdf2014_RibamarBarbosaLemos.pdfapplication/pdf4989586http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/1/2014_RibamarBarbosaLemos.pdff85c1d2e2c91aae75569256f01dba224MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/5/license.txtcdb8eba08f586f2b95221a4ff1702e4aMD5510483/127982016-04-07 10:59:21.602oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-07T13:59:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
title Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
spellingShingle Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
Lemos, Ribamar Barbosa
Trens urbanos e metropolitanos
Brasília (DF) - transporte público
title_short Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
title_full Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
title_fullStr Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
title_full_unstemmed Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
title_sort Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul
author Lemos, Ribamar Barbosa
author_facet Lemos, Ribamar Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Ribamar Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Michelle
contributor_str_mv Andrade, Michelle
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Trens urbanos e metropolitanos
Brasília (DF) - transporte público
topic Trens urbanos e metropolitanos
Brasília (DF) - transporte público
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T13:59:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-07T13:59:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-07T13:59:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMOS, Ribamar Barbosa. Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul. 2014. 161 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12798
identifier_str_mv LEMOS, Ribamar Barbosa. Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul. 2014. 161 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/1/2014_RibamarBarbosaLemos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12798/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f85c1d2e2c91aae75569256f01dba224
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
cdb8eba08f586f2b95221a4ff1702e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907872323469312