Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cristian Ney Viana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/9238
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
id UNB-2_52774f44b9ee9b36fdd502074936b09e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/9238
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Guimarães, Cristian Ney VianaAvila, Silvia Regina Starling Assad deGUIMARÃES, Cristian Ney Viana. Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa: o caso da empresa And – distribuidora de ovos. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9238Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.Muitas empresas utilizam-se do Planejamento Estratégico para melhorar sua gestão e traçar novos rumos para sua organização a fim de ser mais concorrentes e se preparar para o futuro, pois o mesmo auxilia o gestor em sua tomada de decisão, as pequenas e médias empresas também podem se valer dessa ferramenta da administração, mesmo com suas peculiaridades e desafios diários, os gestores, cada vez mais recorrem a essa ferramenta. O objetivo deste relatório de pesquisa foi desenvolver um diagnóstico estratégico voltado a uma microempresa, onde foi realizado um estágio de seis meses, especificamente, buscou-se: (a) analisar o contexto atual que a empresa está inserida; (b) verificar as ameaças e as oportunidades presentes no ambiente externo; (c) identificar os pontos fortes, fracos e neutros da organização e (d) definir junto ao gestor os objetivos e metas de curto e médio prazo a fim de traçar uma estratégia para aumentar ganhos, alavancar as vendas e melhorar a gestão. O referencial teórico que tem como objetivo embasar esse estudo de caso e para fundamentar os resultados, baseou-se em autores que tem por estudo o planejamento, a estratégia, planejamento estratégico em pequenas empresas, além da metodologia de implementação do planejamento estratégico como Oliveira, Chiavenato, Mintzberg e Fischman. A metodologia exploratória, apoiou-se em um estudo de caso, com questionário semi-estruturado aplicado em forma de entrevista ao gestor/proprietário da organização, perguntas abertas caracterizando–se basicamente em um estudo qualitativo. Os resultados apontam que a empresa possui certa maturidade organizacional, boa gestão de estoques, tem seu diferencial na qualidade de seu produto além do bom atendimento ao cliente e como conclusões têm que as pequenas empresas, embora com dificuldades, conseguem gerir seus negócios e sendo competitivas através das ferramentas de administração, alem disso o presente relatório ajudou o empresário a diagnosticar sua organização assim como definir objetivo e metas para melhoria da sua gestão e ganhos financeiros.Submitted by Laura Maria da Conceição Neta (laurinha.to@gmail.com) on 2014-12-12T19:46:56Z No. of bitstreams: 1 2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf: 410847 bytes, checksum: 41550e83a64678a8f135ba2f208a645b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-12-17T16:21:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf: 410847 bytes, checksum: 41550e83a64678a8f135ba2f208a645b (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-17T16:21:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf: 410847 bytes, checksum: 41550e83a64678a8f135ba2f208a645b (MD5)Planejamento estratégicoAvaliação de empresasGestão empresarialPequenas e médias empresasGestão de empresasDiagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-12-17T16:21:54Z2014-12-17T16:21:54Z2014-12-17T16:21:54Z2014-11-19info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdfapplication/pdf410847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/1/2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf41550e83a64678a8f135ba2f208a645bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1866http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/5/license.txt5a58ef362ce50f84440e67c8b83105e1MD5510483/92382014-12-17 14:21:54.393oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-12-17T16:21:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
title Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
spellingShingle Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
Guimarães, Cristian Ney Viana
Planejamento estratégico
Avaliação de empresas
Gestão empresarial
Pequenas e médias empresas
Gestão de empresas
title_short Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
title_full Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
title_fullStr Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
title_full_unstemmed Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
title_sort Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa : o caso da empresa And – distribuidora de ovos
author Guimarães, Cristian Ney Viana
author_facet Guimarães, Cristian Ney Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cristian Ney Viana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avila, Silvia Regina Starling Assad de
contributor_str_mv Avila, Silvia Regina Starling Assad de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Planejamento estratégico
Avaliação de empresas
Gestão empresarial
Pequenas e médias empresas
Gestão de empresas
topic Planejamento estratégico
Avaliação de empresas
Gestão empresarial
Pequenas e médias empresas
Gestão de empresas
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T16:21:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-17T16:21:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-17T16:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Cristian Ney Viana. Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa: o caso da empresa And – distribuidora de ovos. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/9238
identifier_str_mv GUIMARÃES, Cristian Ney Viana. Diagnóstico estratégico aplicado a uma microempresa: o caso da empresa And – distribuidora de ovos. 2014. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/9238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/1/2014_CristianNeyVianaGuimaraes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9238/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41550e83a64678a8f135ba2f208a645b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
5a58ef362ce50f84440e67c8b83105e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907830331146240