O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marina Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27925
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
id UNB-2_540785796dd212e4003fd88fa9084d11
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27925
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Teixeira, Marina SousaPilati, Alexandre SimõesTEIXEIRA, Marina Sousa. O realismo em Vidas Secas e “Retirantes”: caminhos para dialética na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/27925Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o tratamento das obras literárias realistas na sala de aula. O problema abordado no trabalho consiste em verificar o realismo nas obras Vidas secas, de Graciliano Ramos, e no quadro “Retirantes”, de Cândido Portinari, para delinear uma possível aproximação da literatura e das artes visuais. O objetivo geral do trabalho é demonstrar, a partir das obras estéticas realistas, a diferenciação do realismo enquanto método e como corrente literária, considerando o conceito desenvolvido pelo filósofo e crítico-literário György Lukács, em Marxismo e teoria da literatura (2010). Também é objetivo do trabalho sugerir como desenvolver na prática, no contexto de sala de aula, uma adjeção das obras se baseando na pedagogia histórico crítica (SAVIANI, 1983). A hipótese do trabalho considera que o ensino de literatura hoje tem por sua maior característica a superficialidade frente aos conteúdos em sala de aula e que é possível produzir um conteúdo significativo a partir das duas obras estéticas em que os artistas conseguiram responder ao movimento dinâmico do seu tempo histórico, o que possibilita uma ponte para uma pedagogia revolucionária, a qual tem como fim a prática social do indivíduo. A análise para a construção do trabalho se embasará no materialismo histórico dialético, considerando-se três concepções centrais: a de literatura, a de educação e a ideológica.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2021-07-01T14:04:15Z No. of bitstreams: 1 2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf: 629992 bytes, checksum: bf3082d8dbb78ecbde0fad1f4f00eaf3 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-07-12T13:51:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf: 629992 bytes, checksum: bf3082d8dbb78ecbde0fad1f4f00eaf3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-12T13:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf: 629992 bytes, checksum: bf3082d8dbb78ecbde0fad1f4f00eaf3 (MD5)This work analyzes the realism in the novel Vidas Secas (1938) by Graciliano Ramos along with the painting Os Retirantes (1944) by Candido Portinari. Bringing literature and visual arts together and investigating their possible relationship, the main purpose is to differenciate realism as a method and as a literary movement just as philosopher and literary critic György Lukács (2010) described. As well, this work suggest the literary practice development from the historical-critical pedagogy (SAVIANI, 1983). Considering the superficiality of literary teaching and the possibility of creating a meaningful content in wich artists were able to react to the dynamic movement of their historical time, creating possibilities to a revolutionary pedagogy, which purpose is the social practice of the individual. The philosophical basis of this work is supported by dialectical and historical materialism, considering three central conceptions: literature, education and ideology.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura brasileira - estudo e ensinoRealismo na literaturaVidas secas (1938)Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.Portinari, Cândido, 1903-1962Materialismo dialéticoPedagogia histórico-críticaModernismo (Literatura)Modernismo (Arte)O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-07-12T13:51:59Z2021-07-12T13:51:59Z2019porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27925/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdfapplication/pdf629992http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27925/1/2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdfbf3082d8dbb78ecbde0fad1f4f00eaf3MD5110483/279252021-07-12 10:51:59.972oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-12T13:51:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
title O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
spellingShingle O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
Teixeira, Marina Sousa
Literatura brasileira - estudo e ensino
Realismo na literatura
Vidas secas (1938)
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.
Portinari, Cândido, 1903-1962
Materialismo dialético
Pedagogia histórico-crítica
Modernismo (Literatura)
Modernismo (Arte)
title_short O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
title_full O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
title_fullStr O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
title_full_unstemmed O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
title_sort O realismo em Vidas Secas e “Retirantes” : caminhos para dialética na sala de aula
author Teixeira, Marina Sousa
author_facet Teixeira, Marina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marina Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pilati, Alexandre Simões
contributor_str_mv Pilati, Alexandre Simões
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Literatura brasileira - estudo e ensino
Realismo na literatura
Vidas secas (1938)
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.
Portinari, Cândido, 1903-1962
Materialismo dialético
Pedagogia histórico-crítica
Modernismo (Literatura)
Modernismo (Arte)
topic Literatura brasileira - estudo e ensino
Realismo na literatura
Vidas secas (1938)
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Vidas Secas.
Portinari, Cândido, 1903-1962
Materialismo dialético
Pedagogia histórico-crítica
Modernismo (Literatura)
Modernismo (Arte)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-12T13:51:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-12T13:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Marina Sousa. O realismo em Vidas Secas e “Retirantes”: caminhos para dialética na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27925
identifier_str_mv TEIXEIRA, Marina Sousa. O realismo em Vidas Secas e “Retirantes”: caminhos para dialética na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27925/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27925/1/2019_IsraelVictorDeMelo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bf3082d8dbb78ecbde0fad1f4f00eaf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493151841517568