Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24732 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019. |
id |
UNB-2_5637312c1d0ac3f88d6a2e39b4fb3db3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24732 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Boçon, Gustavo SchafhauserVelasco, Loana NunesBOÇON, Gustavo Schafhauser. Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24732Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.Com o recente aumento da conscientização ambiental relacionada à emissão de gases de efeito estufa, veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo. Além de apresentar uma propulsão limpa, sem emissões, e serem mais eficientes, estes veículos também possuem a vantagem de poderem ser carregados na própria residência do proprietário, pois sua fonte de energia é um banco de baterias. Um veículos elétrico pode ser carregado em uma tomada, assim como um telefone celular, a diferença está na potência do carregador, sendo consideravelmente maior no caso do veículo. O propósito deste trabalho é avaliar o impacto que o carregamento destes veículos irá causar na rede de distribuição de energia elétrica, visto que o número de carros elétricos circulando tende a aumentar e isto representa uma nova carga conectada ao sistema elétrico. A avaliação deste impacto será realizada por meio de simulações computacionais a partir de um alimentador real da cidade de Brasília-DF. Além disto, também serão realizadas simulações para saber qual o impacto do carregamento do veículo elétrico na tarifa de energia do proprietário.Submitted by Ana Elvira Valadares Carvalho do Nascimento Melo (anaelviramelo7@gmail.com) on 2020-06-04T18:19:21Z No. of bitstreams: 1 2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf: 1334177 bytes, checksum: 5d24b3f1eec35088edea122798006a44 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-24T13:50:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf: 1334177 bytes, checksum: 5d24b3f1eec35088edea122798006a44 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-24T13:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf: 1334177 bytes, checksum: 5d24b3f1eec35088edea122798006a44 (MD5)With the recent increase in environmental awareness related to the emission of greenhouse gases electric vehicles are gaining more and more space in the world. Besides presenting a clean, emission-free propulsion, and be more efficient, these vehicles also have the advantage that they can be charged into the owner’s own house, because your power source is a battery bank. An electric vehicle can be charged into an outlet, as well as a cell phone, the difference is in the power of the charger, being considerably greater in the case of the vehicle. The purpose of this work is to evaluate the impact that the charging of these vehicles will cause in the electricity distribution network, since the number of electric cars circulating tends to increase and this represents a new charge connected to the electrical system. The evaluation of this impact will be carried out by means of computational simulations from a real feeder of the city of Brasília-DF.In addition, simulations will also be conducted to determine the impact of electric vehicle charging on the owner’s energy tariff.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessVeículos elétricosEnergia elétrica - distribuiçãoEnergia elétrica - consumoSistemas de energia elétricaAnálise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-24T13:50:32Z2020-07-24T13:50:32Z2019-12-13porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24732/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdfapplication/pdf1334177http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24732/1/2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf5d24b3f1eec35088edea122798006a44MD5110483/247322020-07-24 10:50:32.265oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-24T13:50:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
title |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
spellingShingle |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica Boçon, Gustavo Schafhauser Veículos elétricos Energia elétrica - distribuição Energia elétrica - consumo Sistemas de energia elétrica |
title_short |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
title_full |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
title_fullStr |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
title_sort |
Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica |
author |
Boçon, Gustavo Schafhauser |
author_facet |
Boçon, Gustavo Schafhauser |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boçon, Gustavo Schafhauser |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Velasco, Loana Nunes |
contributor_str_mv |
Velasco, Loana Nunes |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Veículos elétricos Energia elétrica - distribuição Energia elétrica - consumo Sistemas de energia elétrica |
topic |
Veículos elétricos Energia elétrica - distribuição Energia elétrica - consumo Sistemas de energia elétrica |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-24T13:50:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-24T13:50:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOÇON, Gustavo Schafhauser. Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24732 |
identifier_str_mv |
BOÇON, Gustavo Schafhauser. Análise do impacto de veículos elétricos na rede de distribuição de energia elétrica. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24732/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24732/1/2019_GustavoSchafhauserBocon_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 5d24b3f1eec35088edea122798006a44 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493116713172992 |