Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moore, Hugo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/8606
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.
id UNB-2_59c09ed38d51248d1d312e253459f8a8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/8606
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Moore, Hugo FerreiraSilva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro daMOORE, Hugo Ferreira. Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS. 2014. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8606Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o Sistema Antibloqueio (ABS) utilizado em freios automotivos, uma análise de seus componentes de controle e dos fatores que influenciam na eficiência de tal sistema. Esse dispositivo age de forma a regular a pressão hidráulica ou pneumática do sistema de freios evitando dessa forma o travamento das rodas e garantindo melhores condições de condução do veículo. Além do funcionamento deste importante instrumento de segurança ativa automotiva, se faz necessário também o estudo da dinâmica veicular e da roda, assim como o deslizamento da mesma com relação a pista. A análise da dinâmica do sistema em estudo é realizada com o auxílio do software Matlab/Simulink, sendo possível dessa forma a obtenção de simulações de importantes váriaveis como a força de atrito em uma roda, o torque de frenagem, o deslizamento da roda, distância de frenagem, e um comparativo de velocidades da roda e veículo.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-08T16:57:23Z No. of bitstreams: 1 2014_HugoFerreiraMoore.pdf: 4218847 bytes, checksum: 748c65b78bf2688e402c7f8db415715b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-08T19:49:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_HugoFerreiraMoore.pdf: 4218847 bytes, checksum: 748c65b78bf2688e402c7f8db415715b (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-08T19:49:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_HugoFerreiraMoore.pdf: 4218847 bytes, checksum: 748c65b78bf2688e402c7f8db415715b (MD5)This paper presents a discussion of the Anti-lock break (ABS) used in automotive brakes, an analysis of its components and control the factors that influence the efficiency of this system. This device acts to regulate pressure hydraulic or pneumatic brake system thus preventing the wheels from locking and securing better conditions for driving. In addition to the operation of this important safety tool automotive active, it is necessary also to study the vehicle dynamics and wheel, as well as the sliding thereof with respect to the track. The analysis of the dynamics system under study is realized by using the Matlab / Simulink software, thus making it possible to obtain simulations of important variables such as the frictional force on a wheel, the braking torque, wheel slip, braking distance and comparison of wheel speed and vehicle speed.Sistema Antibloqueio (ABS)Freios automotivosDinâmica veicularRoda (Automóveis)Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-10-08T19:49:58Z2014-10-08T19:49:58Z2014-10-08T19:49:58Z2014info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_HugoFerreiraMoore.pdf2014_HugoFerreiraMoore.pdfapplication/pdf4218847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/1/2014_HugoFerreiraMoore.pdf748c65b78bf2688e402c7f8db415715bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/5/license.txtfdf13fda1937b9b45b08bb26f458740eMD5510483/86062016-08-10 09:17:48.253oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-10T12:17:48Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
title Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
spellingShingle Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
Moore, Hugo Ferreira
Sistema Antibloqueio (ABS)
Freios automotivos
Dinâmica veicular
Roda (Automóveis)
title_short Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
title_full Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
title_fullStr Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
title_full_unstemmed Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
title_sort Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS
author Moore, Hugo Ferreira
author_facet Moore, Hugo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moore, Hugo Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da
contributor_str_mv Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Sistema Antibloqueio (ABS)
Freios automotivos
Dinâmica veicular
Roda (Automóveis)
topic Sistema Antibloqueio (ABS)
Freios automotivos
Dinâmica veicular
Roda (Automóveis)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-08T19:49:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-08T19:49:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-08T19:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOORE, Hugo Ferreira. Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS. 2014. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/8606
identifier_str_mv MOORE, Hugo Ferreira. Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS. 2014. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/8606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/1/2014_HugoFerreiraMoore.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8606/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 748c65b78bf2688e402c7f8db415715b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
fdf13fda1937b9b45b08bb26f458740e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492944312598528