Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marissa Lázio dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26578
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
id UNB-2_5e879be6593b6065434bba68cc5c2ae9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26578
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Marissa Lázio dosOliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar deSANTOS, Marissa Lázio dos. Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro: banana, maçã e cacau. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26578Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.O presente estágio foi realizado no projeto de pesquisa “Observatório da Competitividade Global do Agronegócio – GlobalAgro” coordenado pela professora Susan Elizabeth Martins Cesar de Oliveira na Faculdade de Planaltina/ UnB. O relatório tem como objetivo analisar a fundo o acesso a mercados externos de três produtos do agronegócio brasileiro: a banana, a maçã e o cacau. Para atingir esse objetivo foi utilizado de um referencial teórico para delinear o funcionamento do acesso a mercados, as implicações para tal acesso, bem como barreiras tarifárias e não-tarifárias, definições de integração econômica, um breve resumo histórico do surgimento da integração econômica, seus níveis de profundidade e a participação brasileira em acordos comerciais. Foram pesquisadas fonte primárias e secundárias, a fim de explorar o cenário de cada um dos três produtos em âmbito internacional e nacional e as barreiras enfrentadas pelo país no comércio internacional. Possibilitando analise sobre o acesso do agronegócio brasileiro ao mercado internacional, o reflexo das barreiras tarifárias e não-tarifárias enfrentadas pelo Brasil no comércio, bem como, as implicações em relação ao país possuir ou não acordos comerciais. Conclui-se que o Brasil exportou para poucos dos principais importadores globais dos três produtos em 2017, e sua participação em acordos com esses países é baixa, enquanto exportadores competidores possuem acesso privilegiado a estes mercados devido à participação em acordos preferenciais de comércio. Os destinos das exportações brasileiras têm se dado para países em que o Brasil possui algum tipo de acordo ou por meio da facilitação de acesso a mercados através da diminuição de barreiras tarifárias ou não-tarifárias. Sendo o agronegócio um setor de grande relevância para o Brasil, as negociações efetivas de acordos de comércio com grandes economias se fazem necessárias para um melhor acesso do país ao comércio internacional, bem como, a liberalização da economia doméstica para a entrada de novos exportadores, trazendo aos país mútuos benefícios.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-11-11T13:07:20Z No. of bitstreams: 1 2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf: 548097 bytes, checksum: 4e91366262bdaa4756c4d573ebc61b4d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-03T17:39:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf: 548097 bytes, checksum: 4e91366262bdaa4756c4d573ebc61b4d (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-03T17:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf: 548097 bytes, checksum: 4e91366262bdaa4756c4d573ebc61b4d (MD5)The present internship was carried out in the research project "GlobalAgro Global Competitiveness Observatory - GlobalAgro" coordinated by Professor Susan Elizabeth Martins Cesar de Oliveira at the Faculty of Planaltina / UnB. The report aims to analyze in depth the access to foreign markets of three Brazilian agribusiness products: bananas, apples and cacao. To achieve this objective, a theoretical framework was used to delineate the operation of market access, the implications for such access, as well as tariff and non-tariff barriers, definitions of economic integration, a brief historical summary of the emergence of economic integration, levels and the Brazilian participation in trade agreements. Primary and secondary sources were surveyed in order to explore the scenario of each of the three products at the international and national level and the barriers faced by the country in international trade. The analysis of the Brazilian agribusiness access to the international market, the reflection of the tariff and non- tariff barriers faced by Brazil in trade, as well as the implications in relation to the country to have or not trade agreements. It is concluded that Brazil exported to few of the main global importers of the three products in 2017, and its participation in agreements with these countries is low, while competing exporters have privileged access to these markets due to participation in preferential trade agreements. The destinations of Brazilian exports have occurred in countries where Brazil has some type of agreement or by facilitating access to markets through the reduction of tariff or non-tariff barriers. As agribusiness is a sector of great relevance for Brazil, effective negotiations of trade agreements with large economies are necessary for a better access of the country to international trade, as well as the liberalization of the domestic economy for the entry of new exporters, bringing mutual benefits to the country.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessComércio exteriorBanana - cultivoCompetitividade agrícolaExportaçãoTarifasAcordos internacionaisAnálise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-03T17:39:52Z2021-02-03T17:39:52Z2019-09-02porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26578/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf548097http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26578/1/2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf4e91366262bdaa4756c4d573ebc61b4dMD5110483/265782021-02-03 15:39:52.907oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-03T17:39:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
title Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
spellingShingle Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
Santos, Marissa Lázio dos
Comércio exterior
Banana - cultivo
Competitividade agrícola
Exportação
Tarifas
Acordos internacionais
title_short Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
title_full Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
title_fullStr Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
title_full_unstemmed Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
title_sort Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro : banana, maçã e cacau
author Santos, Marissa Lázio dos
author_facet Santos, Marissa Lázio dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marissa Lázio dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de
contributor_str_mv Oliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comércio exterior
Banana - cultivo
Competitividade agrícola
Exportação
Tarifas
Acordos internacionais
topic Comércio exterior
Banana - cultivo
Competitividade agrícola
Exportação
Tarifas
Acordos internacionais
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-03T17:39:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-03T17:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Marissa Lázio dos. Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro: banana, maçã e cacau. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26578
identifier_str_mv SANTOS, Marissa Lázio dos. Análise do acesso ao mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro: banana, maçã e cacau. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26578/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26578/1/2019_MarissaLazioDosSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4e91366262bdaa4756c4d573ebc61b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493134480244736