O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26259 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019. |
id |
UNB-2_5f26086f5ddb0fc5110d3887bd95a59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26259 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, Tiago Oliveira de AndradeTorres, Marcelo de OliveiraLIMA, Tiago Oliveira de Andrade. O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda: DF e a região metropolitana de São Paulo. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26259Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.O modelo de cidades monocêntricas elaborado por Muth (1969), Mills (1972) e Alonso (1964) apresenta relações interessantes em questões de distribuição geoespacial de diversas variáveis, entre elas o preço de aluguéis, densidade populacional, renda e custo do transporte. Neste trabalho é testado de que forma os padrões de tempo de deslocamento ao trabalho tem efeito sobre o rendimento dos trabalhadores do Distrito Federal e da Região Metropolitana de São Paulo, e chegou-se a conclusão que há uma redução da renda com o aumento do tempo de deslocamento no trânsito para ambas as localidades. Para o DF, a redução da renda é maior ainda quanto maior a faixa de tempo de deslocamento, variando entre uma redução de 900 reais para quem está na faixa de 30 min a 1 hora e 1239 reais para quem mora entre 1 e 2 horas do trabalho. Já, o efeito para a RMSP encontrado é de queda de aproximadamente -2,3 reais para cada minuto a mais no trânsito. Ao estudar o efeito da distância no caso da RMSP, os coeficientes apresentaram-se bem baixos (queda de 4 reais a cada quilômetro a mais de distância entre o domicílio e o local de trabalho). Além disso, os efeitos na renda conjugados para cada tipo de ocupação no Distrito Federal também mostram-se decrescentes com o tempo de deslocamento, com efeitos maiores entre Militares, Funcionários Públicos e Empregadores. No caso da RMSP, os Empregadores são os mais afetados pela duração do tempo de deslocamento. Por fim, como panorama geral, os impactos obtidos para o Distrito Federal foram bem superiores aos da RMSP, o que pode ser explicado por questões históricas e políticas associadas à construção de Brasília, ou como argumentado por Bertaud (2017) pelo caráter utópico desta última cidade.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-08-07T14:46:59Z No. of bitstreams: 1 2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf: 2336444 bytes, checksum: 1960d5d6d4454f936c803e0472477657 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-28T12:22:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf: 2336444 bytes, checksum: 1960d5d6d4454f936c803e0472477657 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-28T12:22:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf: 2336444 bytes, checksum: 1960d5d6d4454f936c803e0472477657 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMonocentricidadeSaláriosTrabalhoEconomia urbanaEconometriaMobilidade urbanaTransporte urbanoO commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-28T12:22:18Z2020-12-28T12:22:18Z2019-07-08porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26259/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdfapplication/pdf2336444http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26259/1/2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf1960d5d6d4454f936c803e0472477657MD5110483/262592020-12-28 10:22:18.905oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-28T12:22:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
title |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
spellingShingle |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo Lima, Tiago Oliveira de Andrade Monocentricidade Salários Trabalho Economia urbana Econometria Mobilidade urbana Transporte urbano |
title_short |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
title_full |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
title_fullStr |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
title_sort |
O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulo |
author |
Lima, Tiago Oliveira de Andrade |
author_facet |
Lima, Tiago Oliveira de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Tiago Oliveira de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Marcelo de Oliveira |
contributor_str_mv |
Torres, Marcelo de Oliveira |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Monocentricidade Salários Trabalho Economia urbana Econometria Mobilidade urbana Transporte urbano |
topic |
Monocentricidade Salários Trabalho Economia urbana Econometria Mobilidade urbana Transporte urbano |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-28T12:22:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-28T12:22:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Tiago Oliveira de Andrade. O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda: DF e a região metropolitana de São Paulo. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26259 |
identifier_str_mv |
LIMA, Tiago Oliveira de Andrade. O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda: DF e a região metropolitana de São Paulo. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26259/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26259/1/2019_TiagoOliveiraDeAndradeLima_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 1960d5d6d4454f936c803e0472477657 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493125737218048 |