A quase verdade nas lógicas polivalentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22610 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2016. |
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Oliveira, Marcos Ruben deCosta-Leite, AlexandreOLIVEIRA, Marcos Ruben de. A quase verdade nas lógicas polivalentes. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/22610Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2016.A noção de quase verdade foi criada por Newton da Costa e colaboradores para melhor compreender a questão da verdade nas ciências empíricas que, devido à incompletude das informações existentes no domínio científico, faz com que, proposições pertencentes a determinado escopo teórico e para as quais a definição do valor de verdade seja factível, convivam com outras proposições para as quais simplesmente não é possível definir se se trata de uma verdade ou de uma falsidade, considerado o mesmo escopo teórico. Esta indefinibilidade, bem retratada nas teorias pragmáticas da verdade, não são devidamente tratadas nas teorias clássicas, o que motivou Newton da Costa a construir uma nova concepção de verdade capaz de, não só generalizar a visão clássica, como abarcar em linguagem formal a proposta pragmática. Paralelamente, temos as lógicas polivalentes, que derrogam explicitamente o princípio da bivalência, admitindo, em seu arcabouço, valores de verdade para além dos clássicos verdadeiro e falso, o que amplia consideravelmente o leque de interpretações filosóficas possíveis frente ao mundo. Essas duas ideias, quase verdade e lógicas polivalentes, parecem ter entre si uma conexão natural, marcada notadamente pelo esforço de compreender e modelar a zona nebulosa que paira entre a verdade e a falsidade. Apresentamos, aqui, uma nova proposta, que tem por objetivo construir essa conexão entre quase verdade e duas lógicas polivalentes, as lógicas 𝐿𝑛 de Łukasiewicz e a Lógica Difusa. Neste esforço, criamos os conceitos de quase verdade pura, quase verdade forte e quase verdade fraca, que nos permite conectar a quase verdade às lógica 𝑛-valentes sem maiores dificuldades.Submitted by Bruno Cunha (cunhabrn@gmail.com) on 2019-10-10T15:15:08Z No. of bitstreams: 1 2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdf: 628339 bytes, checksum: 071fd5c45010cdc6067927b7d4beea66 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-10-14T14:33:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdf: 628339 bytes, checksum: 071fd5c45010cdc6067927b7d4beea66 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-14T14:33:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdf: 628339 bytes, checksum: 071fd5c45010cdc6067927b7d4beea66 (MD5)The notion of quasi-truth was created by Newton da Costa and collaborators to better understand the question of truth in the empirical sciences that, due to the incompleteness of the information existing in the scientific domain, makes propositions belonging to a certain theoretical scope and for which the definition of the truth value is feasible, coexist with other propositions for which it is simply not possible to define whether it is a truth or a falsity, considered the same theoretical scope. This indefinability, well portrayed in the pragmatic theories of truth, is not properly dealt with in classical theories, which motivated Newton da Costa to construct a new conception of truth capable not only of generalizing the classical view but also of embracing the pragmatic proposition in formal language. At the same time, there are the many-valued logics, which explicitly derogate the principle of bivalence, admitting, in its framework, truth values beyond the classics true and false, which considerably broadens the range of possible philosophical interpretations about the world. These two ideas, quasi-truth and many-valued logics, seem to have a natural connection to each other, marked notably by the effort to understand and modelling the nebulous zone that hangs between truth and falsity. We present a new proposal, which aims to construct this connection between quasi-truth and two many-valued logics, the Logic 𝐿𝑛 of Lukasiewicz and the Fuzzy Logic. In this effort, we have created the concepts of pure quasi-truth, strong quasi-truth and weak quasi-truth, that allows us to connect the quasi-truth to 𝑛-valued logics without major difficulties.Lógica difusaVerdadeA quase verdade nas lógicas polivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-14T14:33:18Z2019-10-14T14:33:18Z2016-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22610/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdf2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdfapplication/pdf628339http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22610/1/2016_MarcosRubenDeOliveira_tcc.pdf071fd5c45010cdc6067927b7d4beea66MD5110483/226102019-10-14 11:33:18.479oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-10-14T14:33:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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