Análise normativa sobre descarte de medicamentos no Brasil e a comparação com a Lei 5092/13 do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Camila Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10348
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.
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spelling Queiroz, Camila AraújoMeiners, Micheline Marie Milward de AzevedoQUEIROZ, Camila Araújo. Análise normativa sobre descarte de medicamentos no Brasil e a comparação com a Lei 5092/13 do Distrito Federal. 2014. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10348Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.O acúmulo de medicamentos nas residências devido à aquisição facilitada e à automedicação geram resíduos que se tornam um problema de saúde pública e ambiental. No Brasil, apesar das múltiplas legislações, estas são omissas quanto ao descarte e destinação final de resíduos de medicamentos domiciliares. O objetivo do trabalho foi revisar as legislações sobre descarte de medicamentos, para realizar uma análise comparativa de legislações internacionais, nacionais, estaduais e do Distrito Federal. Para tanto, se realizou a análise normativa, a partir da busca em bases de dados e nos diários oficiais de cada Estado. Apenas oito estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam legislação vigente e outros quatro têm projetos de lei em tramitação, os demais não apresentam nenhum tipo de regulamentação. Internacionalmente, a legislação encontrada também é recente, estando mais estruturada apenas nos continentes da Europa e da Oceania. A legislação de descarte de medicamentos no Brasil apresenta lacunas, em especial quanto ao descarte domiciliar e o processo de recolhimento e destinação final. Poucos estados apresentam uma logística reversa funcional e ambientalmente adequada. A Lei Distrital 5.092/2013 apresenta fragilidades decorrentes da sua não regulamentação e a falta de comprometimento com a destinação final. Uma nova proposta de Legislação Federal está tramitando no Congresso Nacional, o Projeto de Lei do Senado 148/2011, o qual propõe um sistema de logística reversa em todo o ciclo de produção de medicamentos. A experiência internacional demonstra que o sucesso de Programas de Recolhimento de Medicamentos Vencidos só ocorreu onde houve a participação da Indústria e do Estado. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThe accumulation of drugs due to the facilitated acquisition and self-medication generate residues that become matter of public and environmental health. In Brazil, there are many laws about the disposal and destination to the solid waste of health products, but they are none about disposal of waste medicines. This study aimed was to review the laws on disposal of medicines, to make a comparative analysis of international law, national, state and Distrito Federal. Therefore, it held normative analysis from the search in databases and the Diário Oficial of each state. In Brazil, only eight states and the Distrito Federal have current legislation, four other states have law projects in progress, and the others do not show any kind of regulation. Internationally, legislation is also recent, and more structured only on the continents of Europe and Oceania. The legislation about dispose of medications in Brazil has many vacuity, especially regarding the household disposal and the process of gathering and faulty disposal. There are few states that have functional and environmentally appropriate reverse logistics. The District Law 5,092 / 2013 presents fragilities arising from the regulation and lack of commitment to the final destination. A proposal for a new Federal Legislation is pending on the Congresso Nacional, the Senate Law Project 148/2011, which proposes a reverse logistics system in the drug production cycle. International experience shows that the success of Expired Medications Disposal Programs only occurred where there was the participation of Industry and State.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-04-30T17:18:35Z No. of bitstreams: 1 2014_CamilaAraujoQueiroz_Parcial.pdf: 913495 bytes, checksum: dd56ebe4f68f9d83b8855055e4ea738a (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-05-04T13:49:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CamilaAraujoQueiroz_Parcial.pdf: 913495 bytes, checksum: dd56ebe4f68f9d83b8855055e4ea738a (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-04T13:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CamilaAraujoQueiroz_Parcial.pdf: 913495 bytes, checksum: dd56ebe4f68f9d83b8855055e4ea738a (MD5)Medicamentos - descarteResíduos de drogasDistrito Federal. 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