Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sammya Rodrigues dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23338
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
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spelling Santos, Sammya Rodrigues dosRibeiro, Laiane MedeirosSANTOS, Sammya Rodrigues dos. Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/23338Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.Introdução: No âmbito acadêmico, a prática de simulação em saúde deve ser considerada como uma estratégia pedagógica que facilita o processo de aprendizagem e qualifica a formação profissional significativamente. Objetivo: Avaliar através da “Escala de Design da Simulação” o design e a estruturação de cenários simulados no ensino em enfermagem materno-infantil. Material e Método: Estudo descritivo e de caráter quantitativo com alunos matriculados na disciplina de Cuidado Integral a Saúde da Mulher e da Criança, no ano de 2016, da Faculdade de Ceilândia, na Universidade de Brasília. A partir da vivência das simulações, os alunos avaliavam os cenários através da “Escala de Design da Simulação”, elaborada pela National League for Nursing (NLN). A análise dos dados foi realizada através de testes estatísticos e pelo SPSS versão 23.0 para a realização da estatística descritiva e distribuição de frequência. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/FEPECS, CAAE: 55504716.7.0000.0030. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos e 72,68% dos alunos relataram que os objetivos e as informações do cenário foram passadas de forma clara. 73,9% acreditam que receberam o apoio necessário durante o cenário. 76,2% dos estudantes acreditam que a simulação proporcionou a possibilidade da resolução adequada de problemas, sendo aplicada ao nível específico de conhecimento. 87,8% concordam que o feedback e reflexão do cenário foi fornecido de forma construtiva e em tempo oportuno. 92,55% acreditam que o cenário se assemelhava a uma situação da vida real, trazendo situações e variações de forma realista. Considerações finais: Com base nos dados analisados, ressalta-se a importância de promover e estimular a prática da simulação nos cursos de graduação em Enfermagem, uma vez que tal metodologia favorece a construção do conhecimento, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a futura atuação profissional do discente.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-02-14T21:04:06Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_SammyaRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 737653 bytes, checksum: 97c43a028b43fcc92654af3708d6b64a (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-03-09T13:21:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_SammyaRodriguesDosSantos_tcc.pdf: 737653 bytes, checksum: 97c43a028b43fcc92654af3708d6b64a (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T13:21:36Z (GMT). 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