Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19808 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. |
id |
UNB-2_6b751ec21559df53d168305386bb5645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19808 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Sousa, Cristiano Costa deOliveira, Edgard CostaSOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/19808Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.A busca constante por estratégias publicitárias, aliadas à evolução da tecnologia, resultam em novas formas de atingir um cliente de forma individual e particular. Tecnologias online coletam dados dos usuários por meio de rastros de navegação e os utilizam para oferecer propagandas direcionadas, mesmo que com diversos problemas nesse processo. Porém estabelecimentos físicos, como shoppings, buscam formas semelhantes para obtenção e processamento de dados dos clientes com propósito análogo: publicidade individual. Este trabalho tem como objetivo o desenho de um Sistema de Publicidade Individual baseado em Ontologias ao qual irá integrar recursos de Web Semântica e ontologias. Mediante pesquisas bibliográficas foi estudado os conceitos para dar apoio à solução, seguido de apreciações de abordagens práticas do uso de ontologias baseadas em perfil de usuário, para efeito comparativo. Com isso foram elicitados os requisitos necessários para a construção de uma ontologia de publicidade direcionada, assim como foi realizado a modelagem e desenho do sistema proposto. Ao final deste trabalho foi provido uma modelagem de uma ontologia para sistema de publicidade individual baseado em perfil de usuário, assim como as especificações e o desenho deste sistema.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-04-02T17:48:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-03T14:50:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-03T14:50:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)The constant search for advertising strategies, linked to changes in technology result in new ways to reach an individual and particular form of customer. Online technologies collect user data through navigation tracks and use them to deliver targeted advertisements, even if with many problems in the process. But physical establishments such as malls, seeking similar ways to obtain and customer data processing having a similar purpose: individual advertising. This work aims to design an Individual Advertising System based on User Profile which will integrate Web semantics resources and ontologies. Through literature searches was studied concepts to support the solution, followed by assessments of practical approaches of using ontologies based on user profile, for comparison purposes. With this they were elicited with the requirements for building a targeted advertising ontology, and perform the modeling and design of the proposed system. At the end of this study was provided an ontology modeling for individual advertising system based on user profile, as well as the specifications and the design of the system.Publicidade e propagandaWeb semânticaOntologiaSistema de publicidade individual baseado em ontologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-03T14:50:38Z2018-04-03T14:50:38Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdfapplication/pdf4701441http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/1/201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdfe1cba684ccf8f085878979f002be5933MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/198082018-04-03 11:50:38.593oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-03T14:50:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
title |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
spellingShingle |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias Sousa, Cristiano Costa de Publicidade e propaganda Web semântica Ontologia |
title_short |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
title_full |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
title_fullStr |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
title_full_unstemmed |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
title_sort |
Sistema de publicidade individual baseado em ontologias |
author |
Sousa, Cristiano Costa de |
author_facet |
Sousa, Cristiano Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Cristiano Costa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Edgard Costa |
contributor_str_mv |
Oliveira, Edgard Costa |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Web semântica Ontologia |
topic |
Publicidade e propaganda Web semântica Ontologia |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-03T14:50:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-03T14:50:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19808 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/1/201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1cba684ccf8f085878979f002be5933 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907955375931392 |