Sistema de publicidade individual baseado em ontologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristiano Costa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19808
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.
id UNB-2_6b751ec21559df53d168305386bb5645
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19808
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sousa, Cristiano Costa deOliveira, Edgard CostaSOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/19808Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.A busca constante por estratégias publicitárias, aliadas à evolução da tecnologia, resultam em novas formas de atingir um cliente de forma individual e particular. Tecnologias online coletam dados dos usuários por meio de rastros de navegação e os utilizam para oferecer propagandas direcionadas, mesmo que com diversos problemas nesse processo. Porém estabelecimentos físicos, como shoppings, buscam formas semelhantes para obtenção e processamento de dados dos clientes com propósito análogo: publicidade individual. Este trabalho tem como objetivo o desenho de um Sistema de Publicidade Individual baseado em Ontologias ao qual irá integrar recursos de Web Semântica e ontologias. Mediante pesquisas bibliográficas foi estudado os conceitos para dar apoio à solução, seguido de apreciações de abordagens práticas do uso de ontologias baseadas em perfil de usuário, para efeito comparativo. Com isso foram elicitados os requisitos necessários para a construção de uma ontologia de publicidade direcionada, assim como foi realizado a modelagem e desenho do sistema proposto. Ao final deste trabalho foi provido uma modelagem de uma ontologia para sistema de publicidade individual baseado em perfil de usuário, assim como as especificações e o desenho deste sistema.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-04-02T17:48:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-03T14:50:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-03T14:50:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf: 4701441 bytes, checksum: e1cba684ccf8f085878979f002be5933 (MD5)The constant search for advertising strategies, linked to changes in technology result in new ways to reach an individual and particular form of customer. Online technologies collect user data through navigation tracks and use them to deliver targeted advertisements, even if with many problems in the process. But physical establishments such as malls, seeking similar ways to obtain and customer data processing having a similar purpose: individual advertising. This work aims to design an Individual Advertising System based on User Profile which will integrate Web semantics resources and ontologies. Through literature searches was studied concepts to support the solution, followed by assessments of practical approaches of using ontologies based on user profile, for comparison purposes. With this they were elicited with the requirements for building a targeted advertising ontology, and perform the modeling and design of the proposed system. At the end of this study was provided an ontology modeling for individual advertising system based on user profile, as well as the specifications and the design of the system.Publicidade e propagandaWeb semânticaOntologiaSistema de publicidade individual baseado em ontologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-03T14:50:38Z2018-04-03T14:50:38Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdfapplication/pdf4701441http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/1/201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdfe1cba684ccf8f085878979f002be5933MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/198082018-04-03 11:50:38.593oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-03T14:50:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
title Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
spellingShingle Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
Sousa, Cristiano Costa de
Publicidade e propaganda
Web semântica
Ontologia
title_short Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
title_full Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
title_fullStr Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
title_full_unstemmed Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
title_sort Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
author Sousa, Cristiano Costa de
author_facet Sousa, Cristiano Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristiano Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Edgard Costa
contributor_str_mv Oliveira, Edgard Costa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Web semântica
Ontologia
topic Publicidade e propaganda
Web semântica
Ontologia
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-03T14:50:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-03T14:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19808
identifier_str_mv SOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/1/201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19808/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1cba684ccf8f085878979f002be5933
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907955375931392