Tanatografia em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Eneida : arquitetônica prosaística e delírios catabáticos em Machado de Assis e Virgílio
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/21001 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2017. |
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Paula Neto, Marcos Eustáquio deSilva Júnior, Augusto Rodrigues daPAULA NETO, Marcos Eustáquio de. Tanatografia em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Eneida: arquitetônica prosaística e delírios catabáticos em Machado de Assis e Virgílio. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21001Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2017.Nosso trabalho analisa Memórias póstuma de Brás Cubas e a Eneida em perspectiva tanatográfica. Esta abordagem, no campo da Literatura Comparada parte de Machado de Assis para chegar em Virgílio. A arquitetônica prosaística, espécie de poética de delírios catabáticos, considera, prioritariamente, a condição de defunto autor do narrador machadiano e a reinvenção épica na cultura romana – a partir da cultura grega. A partir desse reconhecimento nodal para nossa análise, recuperamos a realaçao entre o gênero épico e o romance para traçarmos as principais contribuições do escritor brasileiro a essas escritas de morte – tanatografias. O conceito de tanatografia (SILVA JUNIOR, 2009), desdobrado do conceito de “Decomposição biográfica” (2008) é articulado em conjunto com as teorias da catábase, de Eudoro de Sousa (2013) e a arquitetônica da prosa (BAKHTIN, 2011; 1927), serão os pilares da aproximação entre tempos e obras tão distintas.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-12T14:14:28Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarcosEustaquioDePaulaNeto_tcc.pdf: 767596 bytes, checksum: 6653fe8952489bd5c47f296ce1ca5a52 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-12T14:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarcosEustaquioDePaulaNeto_tcc.pdf: 767596 bytes, checksum: 6653fe8952489bd5c47f296ce1ca5a52 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-12T14:15:43Z (GMT). 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