O uso das tecnologias como facilitadora do letramento na escola
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17247 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
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Moreno, José David CampeloRocha, Maria do Rosário CordeiroMORENO, José David Campelo. O uso das tecnologias como facilitadora do letramento na escola. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/17247Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.Hoje o cotidiano exige, não apenas codificar sons e letras, mas entender os significados do uso da leitura e da escrita em diferentes contextos. Em decorrência dessa nova realidade social, surgi o termo letramento, que segundo Soares (1998), caracteriza aquele que sabe fazer uso do ler e do escrever, que responde às exigências que a sociedade requer nas práticas de leitura e de escrita do cotidiano. Um pensamento semelhante encontramos na definição de alfabetização funcional de Moreira (2006) que define como sendo a habilidade do indivíduo de ler, escrever e falar e computar e resolver problemas em níveis de proficiência necessários para funcionar no trabalho e em sociedade. Em confronto com este conceito de letramento, temos no Brasil cerca de 20,03% da população, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) de 2010, e de 27%, segundo o Instituo Paulo Montenegro, de pessoas consideradas analfabetos funcionais, e que precisão ser letradas. Essa parcela da população é constantemente marginalizada nos grupos sociais, trabalho, escola e apresenta os piores salários, segundo Botelho (2015). E neste quadro crítico do Brasil, a escola, sendo a principal instituição responsável pelo ensino da leitura e escrita, deve procurar revisar o conceito de alfabetização e buscar novas metodologias, priorizando uma alfabetização plena. Neste intuito, será que o uso de novas tecnologias da comunicação e informação podem contribuir como facilitadoras do letramento? Já que elas surgem como novas possibilidades de comunicação, interação, troca de conhecimentos, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento? Tentando responder estes questionamentos o presente estudo se propõe a: fazer uma análise do uso das tecnologias como ferramenta do letramento; conhecer a opinião dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as tecnologias empregadas em sala de aula e verificar se os professores valorizam essas novas ferramentas. A pesquisa teve cunho descritivo, tendo como premissa que esta técnica visa observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Ela foi analisada de forma quantitativa de uma amostra de 6 professores de Letras Português, que foram entrevistados, e 70 adolescentes , que responderam dois questionários com 6 questões de múltipla escolha e uma questão aberta, Após a análise dos dados foi verificado que a tecnologia empregada nesta pesquisa, vídeos curtos da internet, apresentaram um resultado satisfatório para as questões de difícil interpretação e no que se refere a riqueza de detalhes na questão aberta, já pelas entrevistas, verifica-se que, mesmo a maioria dos professores reconhecendo o valor do uso das tecnologias, eles ainda apresentam dificuldades em utilizá-las em sala de aula.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-06-12T16:26:39Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_JoseDavidMoreno_tcc.pdf: 553400 bytes, checksum: d4dacc95c377f5698c787d91cf1d75e5 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-06-22T14:30:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_JoseDavidMoreno_tcc.pdf: 553400 bytes, checksum: d4dacc95c377f5698c787d91cf1d75e5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T14:30:48Z (GMT). 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