Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17707 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
id |
UNB-2_6e21709905e7974719a52af6eab284c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17707 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Romão, Arthur AntônioLignelli, CésarROMÃO, Arthur Antônio. Hibridismo de linguagens cênicas: o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17707Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.Esta monografia se propõe a descrever e problematizar a criação prática do filme-espetáculo O Ouro, o Ladrão e sua Família, resultado de diplomação da turma de bacharel em Interpretação Teatral do primeiro semestre de 2016, Departamento de Artes Cênicas – Instituto de Artes – Universidade de Brasília. Partindo de montagem orientada por Leo Sykes Libâneo, este texto traz uma reflexão correlacionando a prática de se criar um espetáculo híbrido, o qual combina as linguagens teatral e cinematográfica, com um breve panorama histórico da linguagem cinematográfica, suas técnicas e como isso foi utilizado processo de criação cênica. Como resultado final foi apresentado um filme mudo, com sonorização performada ao vivo, do qual me proponho a discorrer num recorte sobre a composição da visualidade deste espetáculo. Dialogo sobre as escolhas estéticas, tanto as de encenação quanto as de atuação, e as influências históricas e teóricas que ajudaram a compor o filme-espetáculo.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-07-18T12:32:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArthurAntonioRomao.pdf: 1333442 bytes, checksum: f6ce46bc966b9e0c9e65fbb2d14f8ea2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-08-04T19:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArthurAntonioRomao.pdf: 1333442 bytes, checksum: f6ce46bc966b9e0c9e65fbb2d14f8ea2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-04T19:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArthurAntonioRomao.pdf: 1333442 bytes, checksum: f6ce46bc966b9e0c9e65fbb2d14f8ea2 (MD5)Cinema mudoCinema - produção e direçãoRoteiros cinematográficosTeatro - produção e direçãoHibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-04T19:55:42Z2017-08-04T19:55:42Z2017-07-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_ArthurAntonioRomao.pdf2017_ArthurAntonioRomao.pdfapplication/pdf1333442http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/1/2017_ArthurAntonioRomao.pdff6ce46bc966b9e0c9e65fbb2d14f8ea2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/177072017-08-04 16:55:42.704oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-04T19:55:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
title |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
spellingShingle |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” Romão, Arthur Antônio Cinema mudo Cinema - produção e direção Roteiros cinematográficos Teatro - produção e direção |
title_short |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
title_full |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
title_fullStr |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
title_full_unstemmed |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
title_sort |
Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família” |
author |
Romão, Arthur Antônio |
author_facet |
Romão, Arthur Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romão, Arthur Antônio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lignelli, César |
contributor_str_mv |
Lignelli, César |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema mudo Cinema - produção e direção Roteiros cinematográficos Teatro - produção e direção |
topic |
Cinema mudo Cinema - produção e direção Roteiros cinematográficos Teatro - produção e direção |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-04T19:55:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-04T19:55:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROMÃO, Arthur Antônio. Hibridismo de linguagens cênicas: o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17707 |
identifier_str_mv |
ROMÃO, Arthur Antônio. Hibridismo de linguagens cênicas: o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/1/2017_ArthurAntonioRomao.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17707/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6ce46bc966b9e0c9e65fbb2d14f8ea2 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907930389413888 |