Ligas acadêmicas de fisioterapia existentes na região do Centro-Oeste : onde estão, como funcionam e qual a importância para a área?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26834
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
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spelling Oliveira, Lucas Alves deRocha, Ana Clara BoniniOLIVEIRA, Lucas Alves de. Ligas acadêmicas de fisioterapia existentes na região do Centro-Oeste: onde estão, como funcionam e qual a importância para a área? 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26834Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.As ligas acadêmicas em saúde no Brasil surgiram de iniciativa discente sob coordenação de professores, com objetivo de suprir lacunas deixadas pelos currículos das universidades no que diz respeito à prática clínica, diversidade de cenários e aplicabilidade da teoria na realidade social. São organizações fundamentais para a conexão do meio acadêmico com o social, ferramenta de diálogo com a comunidade, importante para a formação reflexiva e crítica do acadêmico, sabedor de suas responsabilidades sociais. Representam um espaço de democracia e diversidade que supera o simples assistencialismo. O objetivo desse estudo foi identificar, verificar como funcionam e a importância que as ligas acadêmicas representam para a Fisioterapia da Região do Centro-Oeste. Realizou-se buscas na Internet pelos websites das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Foram encontradas 28 Ligas Acadêmicas, 67,85% de IES privadas, a maioria em funcionamento no estado de Goiás. Encontrou-se 457 ações desenvolvidas por essas ligas relacionadas predominantemente ao Ensino (227), seguido pela Extensão (147) e Pesquisa (83), abrangendo 23 especialidades da Fisioterapia predominando a Desportiva (06) e a Ortopedia (05), mas também das Ciências Básicas (02) e do Movimento (01). Sua importância para a Fisioterapia é identificada pelas atividades desenvolvidas extramuros, colocando em evidência a importância das especialidades e ajudando a Fisioterapia a se desenvolver como profissão. Tais atividades são convertidas em material de divulgação de resultados predominantemente em eventos locais de forma ainda bastante reduzida e pouco científica. Promovem debate dentro de seus domínios durante atividades de ensino, que parecem qualificar tecnicamente a formação acadêmica.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-09-11T01:06:38Z No. of bitstreams: 1 2019_LucasAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 537318 bytes, checksum: f75fec58e483ee0c6237d4ff34cbf2f1 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2021-02-23T02:16:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_LucasAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 537318 bytes, checksum: f75fec58e483ee0c6237d4ff34cbf2f1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-23T02:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_LucasAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 537318 bytes, checksum: f75fec58e483ee0c6237d4ff34cbf2f1 (MD5)The academic health leagues in Brazil emerged from a student initiative under the coordination of professors, with the aim of filling gaps left by university curricula with respect to clinical practice, diversity of scenarios and applicability of theory in social reality. They are fundamental organizations for the connection of the academic and social milieu, a tool of dialogue with the community, important for the reflective and critical formation of the academic, aware of their social responsibilities. They represent an area of democracy and diversity that goes beyond mere assistance. The objective of this study was to identify, verify how they work and the importance that the academic leagues represent for the Physiotherapy of the Central-West Region. Internet searches were conducted on the websites of public and private higher education institutions (HEIs). There were 457 actions developed by these leagues related predominantly to Education (227), followed by Extension (147) and Research (83), covering 23 specialties of Physical Therapy predominating Sports (06) and Orthopedics (05), but also Basic Sciences (02) and Movement (01). Its importance for Physiotherapy is identified by the activities developed outside the walls, highlighting the importance of the specialties and helping Physiotherapy to develop as a profession. Such activities are converted into results dissemination material predominantly in local events in a still very small and unscientific way. They promote debate within their fields during teaching activities, which seem to technically qualify the academic formation.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. 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