Escola seriada x escola organizada em ciclos : desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9155 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
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Diniz, Heloísa Rosa DaviLima, Erisevelton SilvaDINIZ, Heloísa Rosa Davi. Escola seriada x escola organizada em ciclos: desafios e possibilidades. 2014. 53 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9155Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.Esse trabalho objetivou apresentar duas maneiras de organização do ensino: séries e ciclos, no intuito de apreciar as contribuições que cada uma delas tem a oferecer para a educação, bem como as dificuldades encontradas para que cada uma delas fosse implantada. Para mapear essas contribuições e dificuldades foram consideradas as opiniões dos professores atuantes nas salas de aula. O cenário escolhido foi uma escola pública do Distrito Federal onde coexistem os dois primeiros ciclos para as aprendizagens, no ano de 2013 por ter sido o ano da implantação (voluntária) dos ciclos para II Bloco dos Anos Iniciais. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa para atingir os seguintes objetivos: Avaliar a contribuição do sistema de ensino organizado em séries para a educação ao longo de sua existência; Analisar a proposta de organização em ciclo de aprendizagem; Comparar as duas formas de organização de ensino, A observação de campo, a entrevista semiestruturada e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. O referencial teórico foi construído à luz de autores como: (SALES, 2009), (MAINARDES, 2009), (FREITAS, 2004), (PARENTE, 2010), (AUGUSTO, 2010), (REVELAT, 1999), (MIRANDA, 2005), (ALAVARSE, 2009), JACOMINI, 2009; PEREIRA, 2008) e (GOMES, 2005), entre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar da organização em ciclos não ser novidade, muitos professores da escola observada ainda não conhecem sua proposta na íntegra; os professores conhecem bem a organização seriada e, grande parte, considera sua aplicação benéfica para a educação; Tanto professores colaboradores, quanto estudiosos da educação pesquisados acreditam que qualquer política pública para educação deve vir acompanhada de investimentos em recursos humanos e estruturais. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aimed to present two ways of organization of teaching: grades and cycles. In order to appreciate the contributions that each has to offer for education, as well as the difficulties encountered so that each one was deployed. To map these contributions and difficulties were considered the opinions of scholars of education and acting teachers in the classrooms. The scenario chosen was a public school in the Federal District where the first two cycles to learning in the year 2013 as the year of implementation (volunteer) of the cycles for the Block II early years, III for the Cycle final years of elementary school and Semestralidade for the high school in D.F. The search followed a qualitative approach to achieve the following objectives: 1) Evaluate the contribution of the education system arranged in series to the lifelong learning of its existence, through published documents and the experience of teachers of the public education network of the d.f. 2) Analyze the proposed organization in learning cycle, through documents and studies submitted by intellectuals from the education to verify the possibility of its immediate application. 3) Compare the two forms of educational organization, aiming to list what each has to favors and enumerate its difficulties. Field observation, the semi-structured interview and the questionnaire were used as data collection instruments. Some official documents, also served as a source of information. To begin with there was a brief historical account on the Organization of teaching and organization in serial cycles. The theoretical framework was built in the light of such authors as: (SALES, 2009), (MACHARIA, 2009), (FREITAS, 2004), (relative, 2010), (AUGUST, 2010), (REVELAT, 1999), (MIRANDA, 2005), (ALAVARSE, 2009), JACOMINI, 2009; PEREIRA, 2008) and (GARCIA, 2005), among others. The survey results revealed that, despite the Organization in cycles is not new, many school teachers observed do not yet know its proposal in its entirety; teachers know the serial organization and large part, considers its application beneficial for education; Both teachers employees, as scholars of education surveyed believe that any public policy for education must be accompanied by investment in human and structural resources.Submitted by Laura Maria da Conceição Neta (laurinha.to@gmail.com) on 2014-12-05T13:12:37Z No. of bitstreams: 1 2014_HeloisaRosaDaviDiniz.pdf: 925507 bytes, checksum: 449337515275ccdf64afbe9043c2a737 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-12-07T12:16:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_HeloisaRosaDaviDiniz.pdf: 925507 bytes, checksum: 449337515275ccdf64afbe9043c2a737 (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-07T12:16:50Z (GMT). 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