Sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento

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Main Author: Costa, Luiza Martins
Publication Date: 2015
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Download full: http://bdm.unb.br/handle/10483/14569
Summary: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
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spelling Costa, Luiza MartinsSousa, Taísa ResendeCOSTA, Luiza Martins. Sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento. 2015. 38 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/14569Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.A medida protetiva de acolhimento institucional, na modalidade abrigo institucional, é de caráter excepcional, provisório e temporário, ou seja, em casos de extrema necessidade para cessar dano à criança ou adolescente. Em uma instituição que possuem adolescentes - etapa, marcada pela transição entre a dependência infantil e a autonomia adulta – é importante compreender que os pares, a interação e socialização possuem grande importância. Este estudo busca compreender os sentidos e significados da rede social para adolescentes em medida protetiva de abrigamento pelas áreas da família, abrigo, escola, comunidade, amigos/namoro. Participaram da pesquisa três adolescentes entre 12 e 17 anos proporcionalmente de ambos os sexos e que estão na mesma instituição com distintos tempos de acolhimento e diferentes famílias de origem. Utilizou-se dois recursos instrumentais : Instrumento de mapeamento e avaliação das redes sociais, seguida de entrevista semiestruturada. A construção da análise se orientou pelas zonas de sentido da epistemologia qualitativa. Os resultados apontaram relações ora de proximidade ora conflituosa com os adultos de seus contextos e a importância de preservar a convivência familiar e comunitária.Submitted by Aline Almeida (alinealmeida@bce.unb.br) on 2016-09-12T18:10:07Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_LuizaMartinsCosta_tcc.pdf: 1559483 bytes, checksum: cd0f92d5f3250690139154043172a9a2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-09-14T20:12:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2015_LuizaMartinsCosta_tcc.pdf: 1559483 bytes, checksum: cd0f92d5f3250690139154043172a9a2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-14T20:12:01Z (GMT). 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