Componentes da rede de atenção à saúde bucal do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12633 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2015. |
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Santos, Carla Rayane AlvesIturri de La Mata, José AntonioSANTOS, Carla Rayane Alves. Componentes da rede de atenção à saúde bucal do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. 2015. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12633Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2015.O Brasil Sorridente atua no sentido de reorganizar o Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer cuidados adequados em saúde bucal nos diversos níveis de atenção, através da implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e dos Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, em todo o Brasil. O estudo tem como objetivo analisar a organização geral da Rede de Atenção à Saúde Bucal do SUS do Distrito Federal (DF) no ano de 2015. Foi realizado um estudo de caso de cunho descritivo. Os dados foram coletados nos bancos de dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), do Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, na Gerência de Odontologia da Secretaria de Estado da Saúde do DF e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conclui-se que a maioria dos Centros de Especialidades Odontológicas do DF se configura como órgão público do Poder Executivo estadual ou do Distrito Federal; mais da metade das unidades oferecem acesso ao atendimento através de mecanismos de regulação do Complexo Regulador Ambulatorial; grande parte dos CEOs estão aderidos à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e recebem incentivos financeiros para garantir atendimento especializado à essas pessoas. Conclui-se ainda que seja notória a diferença dos números de estabelecimentos de saúde da rede pública em comparação com os estabelecimentos privados, que apresentam 661 estabelecimentos de saúde a mais que os da rede pública de atenção à saúde bucal. Acerca dos indicadores de saúde bucal no Distrito Federal, conclui-se que a média da ação coletiva de escovação dental supervisionada e a cobertura populacional estimada pelas Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica no Distrito Federal ficaram abaixo da meta. Em contrapartida, a proporção de exodontia em relação aos demais procedimentos apresenta-se positiva. Conclui-se que o fluxo assistencial do cuidado odontológico nos serviços do SUS no Distrito Federal é uma ferramenta simples, mas que pode auxiliar na orientação aos usuários. __________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Smiling Brazil acts to organize the Unified Health System (SUS) to provide appropriate care in oral health in the various levels of care, through the implementation of oral health teams in the Family Health Strategy, and Specialized Dental Clinics and Regional Dental Prostheses Laboratories in Brazil. The study aims to analyze the overall organization of the Care Network for Oral Health of SUS in Distrito Federal (DF) in 2015. We conducted a case study of descriptive nature. Data were collected on the banks of Ambulatory Care Information Systems (SIA/SUS), System of the National Health Establishments Register (SCNES), the Department of Primary Care of the Ministry of Health, in Management Dentistry of Distrito Federal and in the Brazilian Institute of Geography and Statistics. It concludes that most of the Specialized Dental Clinics in DF is configured as a public body of the state executive branch; more than half of the properties offer access to care through mechanisms of regulation of Complex Control Ambulatory; most of them are adhered to Care Network of Persons with Disabilities and receive financial incentives to ensure specialized care to these people. In conclusion although, it is evident the difference of health facilities numbers of public compared to private institutions, which have 661 health facilities more than the public network of oral health care. About the oral health indicators in Distrito Federal, it is concluded that the average collective action of supervised toothbrushing and population coverage estimated by the Oral Health Teams of Primary Care in Distrito Federal were below target. In contrast, the proportion of extraction compared to other procedures presents positive. We conclude that the assistance flow of dental care in services in Distrito Federal is a simple tool, but it can help guiding users.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-03-17T17:20:39Z No. of bitstreams: 1 2015_CarlaRayaneAlvesSantos.pdf: 1004341 bytes, checksum: 7aaf3e5e7cfc819df813f80ff9278c3f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-03-28T13:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_CarlaRayaneAlvesSantos.pdf: 1004341 bytes, checksum: 7aaf3e5e7cfc819df813f80ff9278c3f (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-28T13:27:52Z (GMT). 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