Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14147
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_7185f73a7ad16fb84a317dc785f555ad
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14147
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Souza, Bárbara Rodrigues dePorto, Rafael BarreirosSOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14147Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Endosso publicitário é a utilização da imagem de uma pessoa em publicidade de bens de consumo. Este trabalho investigou a associação entre imagens de paratletas e a adequação de produtos para uso em endosso publicitário. Realizou-se um experimento utilizando como endossantes quatro paratletas, que representavam graus de atratividade e popularidade distintos. Cada um deles teve sua imagem manipulada, por meio de um corte, de forma a omitir a deficiência física. Primeiramente questionou-se o quão adequada a imagem com a deficiência oculta era para utilização na publicidade de diferentes segmentos de produtos. Em seguida foi feito o mesmo questionamento com base na imagem com a deficiência física aparente. A partir disso obteve-se como principal resultado que a exposição da deficiência física altera a percepção da adequação para uso em anúncios publicitários de determinados produtos, em especial os produtos para deficientes e os relacionados ao esporte. Contudo, a presença da deficiência pouco impacta a relação, visto que as grandes mudanças nas respostas surgem quando a deficiência é analisada combinada às características de popularidade e atratividade dos paratletas. Mesmo deparando-se com endossantes deficientes, que não se encaixam no padrão publicitário de corpo perfeito, o consumidor ainda sim é influenciado principalmente pela atratividade e popularidade. Ao optar pelo uso da imagem de paratletas, as marcas devem prezar pelos mais atraentes e populares, representando, preferencialmente, produtos diretamente relacionados à deficiência física ou ao esporte. A pesquisa pode auxiliar as marcas a trabalharem o paradesporto como produto comercial capaz de gerar vantagem competitiva, e não apenas pelos viés de inclusão social e filantropia.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-08-01T16:34:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-08-16T19:24:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-16T19:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Endorsement advertising is the use of the image of a person in consumer goods advertising. This study investigated the association between disabled athletes pictures and products adequacy for use in advertising endorsement. An experiment was made using as endorsers four disabled athletes, representing distinct degrees of attractiveness and popularity. Each one had their image manipulated by a cut, in order to omit the physical disability. First, was questioned how appropriate was the image with the hidden disability to be used in advertising for different segments of product. Then the same question was applied, based on the image with the apparent physical disability. From this, the result obtained was that physical disability exposure changes the perception of the adequacy of images for use in advertisements for certain product groups, particularly the ones related to disabled and sports. However, the presence of disability little impacts the relationship, since the major changes in responses arise when disability is analyzed combined with popularity and attractiveness characteristics of disables athletes. Even encountering disabled endorsers, who do not fit the perfect body advertising standard, consumers still mainly influenced by attractiveness and popularity. By opting for the use of disabled athletes image, brands should focus on most attractive and popular ones, representing, preferably, products directly related to physical disability or sport. This research can help brands to work the parasport as a commercial product able to generate competitive advantage, and not only by the bias of social inclusion and philanthropy.Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-16T19:24:39Z2016-08-16T19:24:39Z2016-06-22Endosso publicitárioPessoas com deficiência física - paratletasMarketing - estratégiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdfapplication/pdf3258097http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/1/2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/141472021-09-30 00:08:04.631oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-30T03:08:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
title Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
spellingShingle Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
Souza, Bárbara Rodrigues de
Endosso publicitário
Pessoas com deficiência física - paratletas
Marketing - estratégias
title_short Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
title_full Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
title_fullStr Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
title_full_unstemmed Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
title_sort Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
author Souza, Bárbara Rodrigues de
author_facet Souza, Bárbara Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bárbara Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Endosso publicitário
Pessoas com deficiência física - paratletas
Marketing - estratégias
topic Endosso publicitário
Pessoas com deficiência física - paratletas
Marketing - estratégias
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-16T19:24:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-16T19:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14147
identifier_str_mv SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/1/2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493001559605248