Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/14147 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_7185f73a7ad16fb84a317dc785f555ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/14147 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Souza, Bárbara Rodrigues dePorto, Rafael BarreirosSOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14147Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Endosso publicitário é a utilização da imagem de uma pessoa em publicidade de bens de consumo. Este trabalho investigou a associação entre imagens de paratletas e a adequação de produtos para uso em endosso publicitário. Realizou-se um experimento utilizando como endossantes quatro paratletas, que representavam graus de atratividade e popularidade distintos. Cada um deles teve sua imagem manipulada, por meio de um corte, de forma a omitir a deficiência física. Primeiramente questionou-se o quão adequada a imagem com a deficiência oculta era para utilização na publicidade de diferentes segmentos de produtos. Em seguida foi feito o mesmo questionamento com base na imagem com a deficiência física aparente. A partir disso obteve-se como principal resultado que a exposição da deficiência física altera a percepção da adequação para uso em anúncios publicitários de determinados produtos, em especial os produtos para deficientes e os relacionados ao esporte. Contudo, a presença da deficiência pouco impacta a relação, visto que as grandes mudanças nas respostas surgem quando a deficiência é analisada combinada às características de popularidade e atratividade dos paratletas. Mesmo deparando-se com endossantes deficientes, que não se encaixam no padrão publicitário de corpo perfeito, o consumidor ainda sim é influenciado principalmente pela atratividade e popularidade. Ao optar pelo uso da imagem de paratletas, as marcas devem prezar pelos mais atraentes e populares, representando, preferencialmente, produtos diretamente relacionados à deficiência física ou ao esporte. A pesquisa pode auxiliar as marcas a trabalharem o paradesporto como produto comercial capaz de gerar vantagem competitiva, e não apenas pelos viés de inclusão social e filantropia.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-08-01T16:34:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-08-16T19:24:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-16T19:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf: 3258097 bytes, checksum: 93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 (MD5)Endorsement advertising is the use of the image of a person in consumer goods advertising. This study investigated the association between disabled athletes pictures and products adequacy for use in advertising endorsement. An experiment was made using as endorsers four disabled athletes, representing distinct degrees of attractiveness and popularity. Each one had their image manipulated by a cut, in order to omit the physical disability. First, was questioned how appropriate was the image with the hidden disability to be used in advertising for different segments of product. Then the same question was applied, based on the image with the apparent physical disability. From this, the result obtained was that physical disability exposure changes the perception of the adequacy of images for use in advertisements for certain product groups, particularly the ones related to disabled and sports. However, the presence of disability little impacts the relationship, since the major changes in responses arise when disability is analyzed combined with popularity and attractiveness characteristics of disables athletes. Even encountering disabled endorsers, who do not fit the perfect body advertising standard, consumers still mainly influenced by attractiveness and popularity. By opting for the use of disabled athletes image, brands should focus on most attractive and popular ones, representing, preferably, products directly related to physical disability or sport. This research can help brands to work the parasport as a commercial product able to generate competitive advantage, and not only by the bias of social inclusion and philanthropy.Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-16T19:24:39Z2016-08-16T19:24:39Z2016-06-22Endosso publicitárioPessoas com deficiência física - paratletasMarketing - estratégiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdfapplication/pdf3258097http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/1/2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/141472021-09-30 00:08:04.631oai:bdm.unb.br:10483/14147w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogYmRtQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzEwNy0yNjg3LgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-30T03:08:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
title |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
spellingShingle |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário Souza, Bárbara Rodrigues de Endosso publicitário Pessoas com deficiência física - paratletas Marketing - estratégias |
title_short |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
title_full |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
title_fullStr |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
title_full_unstemmed |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
title_sort |
Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário |
author |
Souza, Bárbara Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Bárbara Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bárbara Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
contributor_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endosso publicitário Pessoas com deficiência física - paratletas Marketing - estratégias |
topic |
Endosso publicitário Pessoas com deficiência física - paratletas Marketing - estratégias |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-16T19:24:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-16T19:24:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14147 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Bárbara Rodrigues de. Adequação da imagem de paratletas para uso em endosso publicitário. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/14147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/1/2016_BarbaraRodriguesdeSouza.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14147/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93cfb3ef71a9ab8598a0cd4a3345e4d8 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493001559605248 |