Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1528 http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1528 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
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Oliveira, Herminia Lúcia Santos deVargas, Miramar Ramos MaiaOLIVEIRA, Herminia Lúcia Santos de. Viabilidade de implantação de um modelo de universidade corporativa no Poder Judiciário. 2009. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1528http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1528Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como estão sendo realizadas as atividades de treinamento e desenvolvimento em um Órgão do Poder Judiciário, verificando sua adequação às necessidades de aprendizagem das organizações no século XXI. O estudo está fundamentado em uma pesquisa exploratória, envolvendo a utilização da abordagem qualitativa e quantitativa, além de análise documental e foi realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com o objetivo de investigar a percepção de servidores e gestores sobre as mudanças ocorridas com a implantação do modelo de educação corporativa. Foram selecionados três grupos de sujeitos para participar dessas entrevistas: a) gestores estratégicos; b) servidores da área de gestão de pessoas e c) servidores que participam de ações educacionais disponibilizadas pelo Órgão. O resultado da análise das entrevistas apontou que os investigados perceberam mudanças favoráveis nas ações educacionais após a implantação da educação corporativa. Os dois primeiros grupos mostraram-se altamente favoráveis à utilização da Educação a Distância (EAD), tida como relevante para aumentar a acessibilidade dos servidores às ações educacionais. O terceiro grupo mostrou desconhecimento sobre as vantagens e a eficácia da EAD. Esse último resultado foi reforçado pelos resultados da pesquisa quantitativa, feita com a aplicação de um instrumento que buscou investigar a percepção dos servidores ocupantes de cargos comissionados lotados em gabinetes de ministro sobre a eficácia e vantagens da educação a distância. Participaram da pesquisa quantitativa um total de 199 sujeitos, dos quais 151 responderam ao questionário entregue, equivalendo a 60,64% da população investigada. Em relação às duas dimensões do instrumento aplicado, eficácia e vantagens, os dados apontam que os servidores não acreditam muito na eficácia, embora identifiquem algumas vantagens nessa modalidade de ensinoaprendizagem. Com relação à implantação de um modelo de universidade corporativa no STJ, foi observado que dos dez componentes fundamentais para o sucesso da universidade corporativa, a Instituição atende a cinco.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-02-16T19:26:59Z No. of bitstreams: 1 2009_HerminiaLuciaSantosdeOliveira.pdf: 2197035 bytes, checksum: e3bec0b919ac9055a72dbfb24e23e5a4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-02-17T13:25:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_HerminiaLuciaSantosdeOliveira.pdf: 2197035 bytes, checksum: e3bec0b919ac9055a72dbfb24e23e5a4 (MD5)Made available in DSpace on 2011-02-17T13:25:08Z (GMT). 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