Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/23784 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
id |
UNB-2_7305ae4047e3346642785e11168c25b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23784 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Aragão, Lívia MaiaPorto, Rafael BarreirosARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/23784Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.O marketing político é uma área que possibilita uma série de análises, dentre elas, o comportamento eleitoral para escolha dos principais cargos do executivo e legislativo, foco de estudo dessa pesquisa. O intuito do trabalho foi mensurar o quão influente são os indicadores de comunicação de marketing político, a ideologia do eleitor e as reações desses cidadãos aos candidatos sobre o voto recebido por cada político. Foi realizado um estudo correlacional com uma amostra de 800 eleitores do Distrito Federal e o procedimento de análise foi realizado em três etapas: Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de valor da marca do político, Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de ideologia e Análise de Regressão de Poisson. Os resultados demonstraram que os indicadores propostos possuem uma influência significativa na quantidade de votos efetiva recebida por cada candidato, com enfoque na importância do valor da marca do político. Porém, o grau de influência de cada variável depende fundamentalmente do cargo eletivo (presidente da república, governador distrital, senador federal e deputado federal). A pesquisa auxilia na definição de estratégias de marketing político e demais estudos de compreensão do comportamento eleitoral.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-03T21:00:18Z No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-28T18:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T18:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Marketing políticoEleitores - comportamentoEleiçõesVoto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-28T18:25:11Z2020-04-28T18:25:11Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LíviaMaiaAragão.pdf2018_LíviaMaiaAragão.pdfapplication/pdf3054075http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/1/2018_L%C3%ADviaMaiaArag%C3%A3o.pdfecd732261d0f23390557a2fedae3786bMD5110483/237842020-04-28 19:18:41.869oai:bdm.unb.br:10483/23784w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-28T22:18:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
title |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
spellingShingle |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato Aragão, Lívia Maia Marketing político Eleitores - comportamento Eleições |
title_short |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
title_full |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
title_fullStr |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
title_full_unstemmed |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
title_sort |
Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato |
author |
Aragão, Lívia Maia |
author_facet |
Aragão, Lívia Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Lívia Maia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
contributor_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing político Eleitores - comportamento Eleições |
topic |
Marketing político Eleitores - comportamento Eleições |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-28T18:25:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-28T18:25:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23784 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/23784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/1/2018_L%C3%ADviaMaiaArag%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 ecd732261d0f23390557a2fedae3786b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908000508739584 |