Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Lívia Maia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/23784
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
id UNB-2_7305ae4047e3346642785e11168c25b0
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23784
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Aragão, Lívia MaiaPorto, Rafael BarreirosARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/23784Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.O marketing político é uma área que possibilita uma série de análises, dentre elas, o comportamento eleitoral para escolha dos principais cargos do executivo e legislativo, foco de estudo dessa pesquisa. O intuito do trabalho foi mensurar o quão influente são os indicadores de comunicação de marketing político, a ideologia do eleitor e as reações desses cidadãos aos candidatos sobre o voto recebido por cada político. Foi realizado um estudo correlacional com uma amostra de 800 eleitores do Distrito Federal e o procedimento de análise foi realizado em três etapas: Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de valor da marca do político, Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de ideologia e Análise de Regressão de Poisson. Os resultados demonstraram que os indicadores propostos possuem uma influência significativa na quantidade de votos efetiva recebida por cada candidato, com enfoque na importância do valor da marca do político. Porém, o grau de influência de cada variável depende fundamentalmente do cargo eletivo (presidente da república, governador distrital, senador federal e deputado federal). A pesquisa auxilia na definição de estratégias de marketing político e demais estudos de compreensão do comportamento eleitoral.Submitted by Tania Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2020-04-03T21:00:18Z No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-28T18:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T18:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LíviaMaiaAragão.pdf: 3054075 bytes, checksum: ecd732261d0f23390557a2fedae3786b (MD5)Marketing políticoEleitores - comportamentoEleiçõesVoto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-28T18:25:11Z2020-04-28T18:25:11Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LíviaMaiaAragão.pdf2018_LíviaMaiaAragão.pdfapplication/pdf3054075http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/1/2018_L%C3%ADviaMaiaArag%C3%A3o.pdfecd732261d0f23390557a2fedae3786bMD5110483/237842020-04-28 19:18:41.869oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-28T22:18:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
title Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
spellingShingle Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
Aragão, Lívia Maia
Marketing político
Eleitores - comportamento
Eleições
title_short Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
title_full Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
title_fullStr Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
title_full_unstemmed Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
title_sort Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato
author Aragão, Lívia Maia
author_facet Aragão, Lívia Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Lívia Maia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing político
Eleitores - comportamento
Eleições
topic Marketing político
Eleitores - comportamento
Eleições
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-28T18:25:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-28T18:25:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/23784
identifier_str_mv ARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/23784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23784/1/2018_L%C3%ADviaMaiaArag%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
ecd732261d0f23390557a2fedae3786b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908000508739584