Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17644 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. |
id |
UNB-2_73d9a8950ce3761a4cf04b52b2ef69a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17644 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barretto, Ana RamosOliveira, Emerson Dionisio Gomes deBARRETTO, Ana Ramos. Land Art e museus: paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012. 2016. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/17644Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016.O presente trabalho expõe a discussão existente quanto as possíveis formas de apresentação da Land Art em exposições institucionais, levando em consideração os paradigmas de encontro entre o movimento artístico e os museus. A partir da apresentação de referências teóricos da critica e história da arte, assim como da museologia, o trabalho trata as considerações existentes frente a exibição da Land Art através de seus dispositivos de registro, e como esse processo de tradução está diretamente ligado as condições de comunicação museológica e da própria obra. Para tanto, a pesquisa buscou discutir essas considerações já existentes frente as duas exposições específicas, levando em consideração suas qualidades curatoriais e seus discursos formados. Desse modo, percebeu-se diferenças significativas nos processos curatoriais devido ao estabelecimento de um quadro de trabalho especializado, voltado para pesquisa, e em consonância às intencionalidades dos artistas e das próprias obras.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-07-14T20:01:57Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf: 33451777 bytes, checksum: 4416c7b89cca319b6d73837d76d3b824 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-08-03T18:50:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf: 33451777 bytes, checksum: 4416c7b89cca319b6d73837d76d3b824 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-03T18:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf: 33451777 bytes, checksum: 4416c7b89cca319b6d73837d76d3b824 (MD5)The present paper provides the existing discussion about the possible forms of display of Land Art in institutional exhibitions, taking into account the paradigms of the encounter between the artistic movement and museums. Through the presentation of theoretical frameworks from the artistic criticism, art history and museology, the work deals with the existing considerations facing the display of Land Art through their documentary records, and how this process of translation is directly linked to the museological communication conditions and the work itself. Therefore, the research sought to discuss these existing considerations facing two specific exhibitions, taking into account their curatorial qualities and different forms of speeches. Thereby, it was noticed significant differences in curatorial processes due to the establishment of a specialized job board, dedicated to research, and in accordance to the intentions of the artists and the artworks.Land art (movimento artístico)Dispositivos eletrônicosComunicação e culturaExposições de arteLand Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-03T18:50:37Z2017-08-03T18:50:37Z2016-06-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdfapplication/pdf33451777http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/1/2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf4416c7b89cca319b6d73837d76d3b824MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/176442018-12-05 12:33:56.074oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-12-05T14:33:56Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
title |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
spellingShingle |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 Barretto, Ana Ramos Land art (movimento artístico) Dispositivos eletrônicos Comunicação e cultura Exposições de arte |
title_short |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
title_full |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
title_fullStr |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
title_full_unstemmed |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
title_sort |
Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 |
author |
Barretto, Ana Ramos |
author_facet |
Barretto, Ana Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barretto, Ana Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Land art (movimento artístico) Dispositivos eletrônicos Comunicação e cultura Exposições de arte |
topic |
Land art (movimento artístico) Dispositivos eletrônicos Comunicação e cultura Exposições de arte |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-03T18:50:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-03T18:50:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETTO, Ana Ramos. Land Art e museus: paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012. 2016. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17644 |
identifier_str_mv |
BARRETTO, Ana Ramos. Land Art e museus: paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012. 2016. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/1/2016_AnaRamosBarretto_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17644/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4416c7b89cca319b6d73837d76d3b824 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493036842090496 |