Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soranzo Cancian, Marco Rogério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14215
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_75baadb180ea4d5e5a33a37b21ddf4bc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14215
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Soranzo Cancian, Marco RogérioSilva, Roberto Bernardo daRodrigues, Evaldo Cesar CavalcanteSORANZO CANCIAN, Marco Rogério. Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14215Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Em todo o Brasil, o transporte público individual era conhecidamente monopolizado pelo serviço de táxi. A falta de concorrência levou o usuário a questionar sobre a qualidade do serviço. Contudo, com o desenvolvimento tecnológico, empresas privadas começaram a desenvolver formas competitivas e inovadoras, que permitiram a entrar no mercado. Este estudo visa analisar a percepção dos usuários quanto às inovações na usabilidade no transporte público individual no Distrito Federal, com enfoque na empresa Uber. Através da ferramenta de análise multicritério foi verificada a percepção do usuário em relação ao serviço prestado pela Uber. O levantamento dos dados foi realizado de duas formas. Primeiramente, através de discussão em grupo com especialistas em transporte da UnB e posteriormente por meio da aplicação de formulários com os usuários do serviço, através de uma divulgação direcionada realizada por redes sociais e via e-mail. Para análise dos dados utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), para que os dados qualitativos pudessem ser quantificados. Esta metodologia permite a consideração da visão dos especialistas para, a partir delas, entender as dos usuários. Os resultados da pesquisa mostraram o quanto os processos inovadores, que visam adicionar itens de qualidade no atendimento e execução dos serviços de transporte individual no Distrito Federal, são relevantes para os usuários. De forma geral, todos os critérios da pesquisa obtiveram pontuação satisfatória, o que define de forma satisfatória o serviço oferecido pela empresa Uber, com a demonstração do atendimento dos anseios de qualidade por parte dos usuários.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-08-01T19:54:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdf: 1126008 bytes, checksum: c6c901da21698fa5fdaef4b62e232a9b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-08-18T20:13:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdf: 1126008 bytes, checksum: c6c901da21698fa5fdaef4b62e232a9b (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-18T20:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdf: 1126008 bytes, checksum: c6c901da21698fa5fdaef4b62e232a9b (MD5)Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-18T20:13:25Z2016-08-18T20:13:25Z2016Inovação em serviçosTáxiUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdf2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdfapplication/pdf1126008http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/1/2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdfc6c901da21698fa5fdaef4b62e232a9bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/142152017-01-16 09:54:13.33oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-01-16T11:54:13Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
title Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
spellingShingle Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
Soranzo Cancian, Marco Rogério
Inovação em serviços
Táxi
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
title_short Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
title_full Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
title_fullStr Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
title_full_unstemmed Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
title_sort Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber
author Soranzo Cancian, Marco Rogério
author_facet Soranzo Cancian, Marco Rogério
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Silva, Roberto Bernardo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Soranzo Cancian, Marco Rogério
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
contributor_str_mv Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação em serviços
Táxi
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
topic Inovação em serviços
Táxi
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-18T20:13:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-18T20:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SORANZO CANCIAN, Marco Rogério. Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14215
identifier_str_mv SORANZO CANCIAN, Marco Rogério. Análise da percepção dos usuários quanto ao serviço da empresa Uber. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/1/2016_MarcoRogerioSoranzoCancian.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14215/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6c901da21698fa5fdaef4b62e232a9b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493001609936896